Ana Cristina deve receber alta médica durante esta semana. Segundo os médicos, ela não poderá pisar no chão durante os próximos 3 meses de recuperação
(Foto: Divulgação)
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, passou por cirurgia após ter fraturado ossos da região da bacia. Ela estava entre as vítimas do acidente na BR-319 entre três veículos com estudantes e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no domingo (22).
O acidente aconteceu quando o grupo retornava do município de Humaitá para Manaus, após cumprir agenda da Caravana pela Educação e da Missão Chico Mendes em Defesa da Amazônia, quando os veículos – um microônibus, um jipe e uma picape – engavetaram na estrada. Segundo um dos envolvidos, o acidente teria ocorrido devido a grande quantidade de poeira na rodovia.
Conforme informações do Sinteam, a cirurgia foi bem sucedida e Ana Cristina deve receber alta média durante esta semana. Apesar disso, por recomendação médica, a presidente do sindicato não poderá pisar no chão por um período de aproximadamente três meses, podendo se locomover apenas por meio de cadeira de rodas durante todo o período de recuperação cirúrgica.
Desde o acidente e durante o período em que a presidente estiver ausente, a direção do Sinteam ficará sob a responsabilidade do professor Cleber Ferreira.
Ainda segundo informações do Sinteam, o dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Peter Silva, que também estava entre os feridos, foi transferido para um hospital em São Paulo, local onde ele reside. Ele também sofreu fraturas na região da bacia. O Sinteam não possui informações do estado de saúde de outros feridos no acidente.
A Caravana pela Educação e da Missão Chico Mendes em Defesa da Amazônia visa apresentar mecanismos de defesa da fauna e floresta Amazônica, por meio de palestras e apresentações artísticas. O evento percorre municípios como Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Tabatinga.