Publicidade
Manaus
DIA ESPECIAL

Presidiárias do CDPF vão receber visita de filhos e familiares no Dia das Mães

Foram selecionadas 20 mulheres que não recebem vista dos filhos há muito tempo para participar da ação 09/05/2018 às 22:29 - Atualizado em 11/05/2018 às 09:10
Show maes
Creche da Penitenciária Feminina de Piraquara, no Paraná, teve uma ação semelhante a que vai ocorrer no CDPF de Manaus. Foto: Antonio Costa/Fotos Públicas
Álik Menezes Manaus (AM)

Internas do Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF), localizado no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus - Boa Vista), que estão sem ver os filhos vão ter um momento especial com a família no próximo domingo (13), o Dia das Mães. Além de receber a visita dos filhos, elas também vão participar de atividades lúdicas com peças teatrais. Os familiares que não puderem participar, enviarão vídeos às mulheres.

A atividade é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) com as secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejusc) e de Administração Penitenciária (Seap).  

A defensora pública Caroline Braz disse que esta é a primeira vez que o evento será realizado e tem o objetivo de garantir que no Dia das Mães essas mulheres encontrem seus filhos. “Queremos garantir que o direito, que é previsto na Lei de Execução Penal, seja garantido. Além disso, muitos filhos não costumam visitar as mães nos presídios por muitos motivos como, por exemplo, o medo de ir até lá”, explicou ela.  “Nossa meta também é que isso seja realizado todos os anos a partir de agora”, disse. 

Segundo a defensora, até essa quarta-feira (9), foram selecionadas 20 mulheres que não recebem vista dos filhos há muito tempo. De acordo com ela, trata-se de uma forma de incentivar que o relacionamento entre a família continue, independente do que aconteceu no passado. “Muitas mães não vêem seus filhos há tempos e sentem saudades deles. Há filhos que não se sentem bem em ir até a unidade prisional”, comentou.

Laços reatados

Diante desse distanciamento, surgiu a ideia de promover a ação e entrar em contato com as famílias para intermediar essa vista. “Estamos entrando em contato com essas famílias, falando da importância de manter o relacionamento e incentivando esses familiares a irem visitá-las no domingo, no Dia das Mães”, contou a defensora pública. Ela também disse que as famílias selecionadas são as que não estão ou nunca fizeram visitas às detentas.

A ação deve durar pelo menos duas horas e ocorrerá no período da manhã. Segundo a defensora, a programação não será longa para que as mulheres possam aproveitar o restante do dia com a família. 

Estatísticas
De acordo com a Seap, atualmente, 272 mulheres estão no sistema prisional em Manaus. Dessas, 141 são presas provisórias e 78, condenadas.

Ônibus fará transporte do T1 ao presídio

Segundo a defensora pública Caroline Braz, no domingo, um ônibus será disponibilizado para fazer o transporte das famílias que forem contactadas e aceitaram fazer a visita às detentas. O ônibus sairá do Terminal 1 (T1), na Constantino Nery, no Centro de Manaus. “Não temos como buscar todo mundo em casa. Então, vamos disponibilizar um ônibus para fazer esse transporte”, garantiu Braz.

Publicidade
Publicidade