Publicidade
Manaus
BUSCA POR FORAGIDOS

Presidiários fogem da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa

Ocorrência foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes. Já houve recapturas e buscas continuam 26/02/2017 às 02:14 - Atualizado em 26/02/2017 às 02:22
Show netor
(Foto: Winnetou Almeida)
Dante Graça Manaus

Detentos fugiram da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa no final da noite deste sábado. A informação foi confirmada pelo Secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

De acordo com depoimentos de moradores do entorno do presídio, por volta das 23h30 foram ouvidos muitos tiros no local e viaturas da Polícia Militar foram vistas em alta velocidade, até mesmo na contramão, dando sinais de uma perseguição.

O secretário Sérgio Fontes afirmou que já houve presos recapturados,mas não soube precisar a quantidade exata. Segundo ele, os recapturados informaram que fugiram cerca de 12 detentos, mas um levantamento preciso ainda deve ser feito pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. "Há várias equipes em campo para recapturar os foragidos", afirmou  Fontes. 

A reportagem tentou contato com o titular da Seap, Coronel Cleitman Rabelo, mas os contatos não foram retornados. 

Histórico recente

A fuga foi registrada dois dias depois de a Cadeia registrar um tumulto, que foi considerado pela Seap apenas como um "batidão de grades". No dia seguinte, a cadeia passou por uma revista com grande efetivo de policiais militares, na qual foi feita também um processo de recontagem de presos. 

A Cadeia Pública estava desativada desde outubro do ano passado, mas foi novamente usada depois da crise no sistema prisional que tomou proporções inéditas após  a morte de 56 detentos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no dia 1o de janeiro. Após a rebelião sangrenta, foram transferidos cerca de 280 presos para  Vidal Pessoa como forma de preservar a vida de detentos ameaçados. No entanto, uma semana depois, no dia 8, quatro foram mortos no local, e um ficou ferido. 

Publicidade
Publicidade