Publicidade
Manaus
Manaus

Prevenção ainda é a melhor arma no combate contra a dengue

Funcionários da Prefeitura de Manaus ensinam medidas de prevenção e fazem monitoramento com frequência das zonas da cidade  10/11/2015 às 14:43
Show 1
O tempo de 10 minutos é o suficiente para verificar toda a residência, principalmente calhas, lajes, caixas-d’água, prato de plantas, garrafas, vasilhas guardadas no quintal e outros recipientes que possam servir como criadouros do mosquito
Fábio Oliveira Manaus (AM)

Para garantir a redução dos casos de dengue, a Prefeitura de Manaus vem mantendo as ações de prevenção, controle, monitoramento e diagnóstico precoce. A medida é uma forma do órgão sempre manter a prevenção durante todo o período.

Em nota oficial enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a pasta informou que o trabalho é realizado dentro da rotina diária das unidades de saúde, em parceria com instituições públicas e privadas, e com a realização de trabalho educativo junto à população. Uma das estratégias da pasta é o 10 Minutos contra a Dengue.

A população recebe um check list para verificar na própria residência possíveis focos do mosquito. A recomendação é para que a população verifique a própria casa e quintal pelo menos uma vez por semana, já que o ciclo da vida do mosquito leva cerca de 7 a 10 dias.

O tempo de 10 minutos é o suficiente para verificar toda a residência, principalmente calhas, lajes, caixas-d’água, prato de plantas, garrafas, vasilhas guardadas no quintal e outros recipientes que possam servir como criadouros do mosquito.

O verão está terminando e o período chuvoso começando e nada melhor do que começar a prevenir contra uma doença que aparece nessa época do ano: a dengue.

A doença causada por um vírus, se torna um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo.

O seu principal canal de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais da região.

Portanto, os cuidados devem ser redobrados quando a questão é sobre a dengue. Em períodos chuvosos, como está ocorrendo agora na cidade de Manaus, a população tem que ficar mais atenta.

Há tempos a dengue já é tratada com outros olhos, pois, se não cuidada e prevenida da maneira correta, a doença pode chegar a fase mortal, que é conhecida como Dengue Hemorrágica. É a parte da síndrome do choque da dengue, caracterizada por sangramento e queda de pressão arterial, podendo causar até a morte no paciente infectado.

Prevenção

Os ovos da dengue começam a aparecer por conta do período chuvoso, pois com as chuvas há a facilidade de ter água parada.

A principal recomendação é que a população verifique se há recipientes que tenham a possibilidade de ter água acumulada.

Os ovos são colocados por mosquitos tanto em água potável quanto em água suja. Colocar desinfetantes em ralos da pia também é uma das prevenções, além de jogar água de vasos de planta.

Sintomas

Se você perceber que está com febre constante, dor de cabeça, dor nos olhos, tontura, vômito, moleza, dor no corpo, dor nos ossos, você deve procurar urgente um médico, pois você está com os sintomas da dengue.

Publicidade
Publicidade