Publicidade
Manaus
Novembro Azul para pets

Clínica faz exames gratuitos para prevenir câncer de próstata em animais domésticos

Campanha acontece no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata 07/11/2017 às 15:09 - Atualizado em 07/11/2017 às 15:10
Show clinivet
Shit-Zu Bruce, de 5 anos, foi levado pela proprietária para exames na Clinivet (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Silane Souza Manaus (AM)

Você sabe como está a próstata do seu pet? Caso a resposta seja negativa é bom ficar atento porque os seres humanos não são os únicos a sofrerem com os problemas que atingem essa glândula. O veterinário José Allan Soares de Araújo, professor e coordenador do curso de medicina veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), ressaltou que o câncer de próstata atinge cerca de 4% dos cães com mais de 7 anos de idade. 

Portanto, assim como os homens ganham mais atenção neste mês, com a campanha “Novembro Azul”, os pets machos também podem - e devem -  fazer exames preventivos para detecção de câncer de próstata ou de hiperplasia prostática benigna, que é o aumento da próstata. “É muito importante detectar precocemente a doença, principalmente o câncer de próstata, e realizar o tratamento, pois a chance de cura nessa fase é bem alta”, destacou. 

Para isso, os tutores dos animais precisam acompanhar a saúde do pet, levando-o anualmente ao veterinário, bem como fazer a castração, sendo esta a principal forma de prevenção. “Cães acima de 7 anos têm uma maior predisposição a apresentarem o tumor na próstata, o que pode acontecer com gatos também, mas é mais difícil. Quando o animal é castrado mais cedo, dificilmente vai desenvolver o câncer de próstata”, afirmou.  

Sintomas

De acordo com Allan, os sintomas do câncer de próstata ou da hiperplasia prostática são referentes aos sistemas urinário e digestório. Os animais podem apresentar dor abdominal, dificuldades para urinar e defecar, entre outros. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos ou até cirurgicamente, dependendo do caso. “Quando se apresenta o tumor na próstata o tratamento é baseado em cirurgia e/ou quimioterapia”, disse. 

Prevenção

Essa preocupação a universitária Taynara Braule Pinto, 23, tirou da cabeça. Mesmo sem nenhum sintoma de problemas na próstata, o Bruce, um cão da raça Shih Tzu, de 5 anos de idade, passou por uma avaliação e ficou constatado que está tudo normal com ele. “Eu me preocupo em levar o Bruce ao veterinário de seis em seis meses até porque ele teve algumas complicações na pele antes de ser adotado, há um ano, então todo cuidado é pouco”.

Triagem e exames gratuitos

No dia 17 deste mês é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e com o intuito de prevenir e combater o desenvolvimento desta doença nos animais, a Clínica Veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas (Clinivet/Esbam) realizará, nesta data, a 2º campanha “Novembro Azul Pet´s”. O evento ocorrerá de 9h às 12h, na Clinivet, localizada na rua Rio Solimões, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

De acordo com a coordenadora da Clínica Veterinária, Raquel Corrêa, entre os serviços que serão ofertados de forma gratuita aos animais estão triagem e exame físico. Os animais diagnosticados com neoplasias serão encaminhados para realização de exames mais específicos, como de ultrassonografia e raio-x, e tratamento. “Também teremos vacina antirrábica, vermifugação e tratamento para carrapato e pulga”.

A campanha possibilitará o atendimento de cães e gatos de forma gratuita. Os atendimentos serão por ordem de chegada. A distribuição de fichas começará às 8h30. A meta é atender uma média de 100 animais. Raquel lembrou que a Esbam foi pioneira quanto ao lançamento desse evento, em Manaus. “Atende a demanda da comunidade, que não tem acesso a esses exames por ser muito caros, e dos alunos do curso de medicina veterinária da instituição”, destacou. 

Publicidade
Publicidade