Publicidade
Manaus
CLIMA

Tempo nublado e pancadas de chuva estão previstos para Manaus até sexta (14), diz Inmet

Setembro é um dos meses mais quentes do ano, mas um fenômeno tem provocado temperaturas mais baixas na capital amazonense 12/09/2018 às 12:05 - Atualizado em 12/09/2018 às 13:41
Show chuva 23 f5dfb053 c432 4beb 8d83 699725c7fa42
Um fenômeno tem provocado que temperaturas mais baixas sejam registradas nos últimos dias (Foto: Arquivo AC)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

A população de Manaus deve ir preparando os guarda-chuvas para os próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão climática até sexta-feira (14) é de tempo nublado na capital, encoberto com pancadas de chuva. As temperaturas vão variar entre mínimas de 24 °C e máximas de 34 °C.

Conforme o Inmet, as intensas chuvas registradas na cidade nos últimos dias, são normais. Na sexta-feira (7), um temporal provocou destelhamentos e falta de energia em diversos pontos da capital. "Historicamente, o mês de agosto, mas também o mês de setembro, são conhecidos como meses potenciais para ocorrência de temporais. Muito por conta dos sistemas frontais que avançam no Brasil adentro nesta época do ano", explicou o meteorologista Flávio Natal.

Durante o temporal de sexta, o Inmet registrou rajadas de vento com a velocidade de 57,96 quilômetros por hora. Os fenômenos também são considerados dentro da normalidade pelo instituto. "Ventos mais intensos e fortes rajadas na região Norte estão sempre associados a formação de áreas de instabilidade, que é o motivo do fenômeno registrado na sexta", comentou o representante do Inmet.

Setembro quente

Setembro é um dos meses mais quentes do ano, mas um fenômeno tem provocado que temperaturas mais baixas sejam registradas. "Esta época é de realmente muito calor, aliás como tem sido de agosto até o inicio de setembro. Contudo, quando ocorre a formação de áreas de instabilidade com fortes chuvas e ventanias, é normal uma ligeira queda de temperatura máxima", disse Flávio.

O Inmet também informou que nos últimos dias foi registrada uma anomalia negativa de 2.5°C na capital. "Devido o aumento da nebulosidade e a chuva ocorrida na sexta, a principal modificação nas condições meteorológicas ficou por conta de temperatura máxima de 31°C, uma anomalia negativa de 2.5°C. Com relação a mínima, tivemos registro de 23.3°C, ligeiramente abaixo da média histórica", completou o meteorologista.  

Publicidade
Publicidade