Terça-feira, 16 de Julho de 2019
ENCHENTE

Previsão de chuvas acima da média deixa Defesa Civil em alerta para enchentes

Expectativa do Sipam é de que chova mais do que normal para os próximos três meses; municípios da calha do rio Negro e do Juruá já começaram a receber ações de prevenção da Defesa Civil do Amazonas.



rio.JPG Foto: Clóvis Miranda/Arquivo AC
22/12/2017 às 07:12

A expectativa do Sistema de Proteção da Amazonas (Sipam) de chuvas acima da média para os para os próximos três meses na região acendeu o alerta para a possibilidade de uma nova grande cheia dos rios da Bacia Amazônica. Por conta disso, municípios da calha do rio Negro e do Juruá já começaram a receber ações de prevenção da Defesa Civil do Amazonas.

O chefe da Divisão de Meteorologia do Sipam, Ricardo Dallarosa, apontou o fenômeno La Niña como possível responsável pelo aumento das chuvas. “Há previsão de chuvas acima da climatologia em boa parte da Amazônia, devido às anomalias negativas da temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico equatorial central, que indicam a atuação do fenômeno La Niña”, disse.

Ricardo Dallarosa explicou que a expectativa é de precipitação acima da que é considerada normal para o período. “Usando-se Manaus como exemplo seria imaginar que as chuvas superariam 301 milímetros em janeiro, 306 milímetros em fevereiro e 303 milímetros em março”, exemplificou.

O superintendente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Marco Antônio Oliveira, disse que o monitoramento realizado pela companhia aponta uma “elevação” acima da média na região dos rios na região do Alto Solimões.

“O que nós temos feito nesse momento é monitorado o nível dos rios principalmente na região do alto Solimões, mas não tem como fazer uma previsão ainda. O monitoramento está apontando aí uma elevação acima da média na região do Solimões principalmente fora do Brasil. Agora é um comportamento que vão continuar até março, não sei, tem que esperar um pouco”, disse.

Primeiros impactos

Os municípios da calhas dos rios Juruá e Negro são os primeiros a serem afetados tanto na cheia quanto na vazante, segundo a Defesa Civil. Nesse período de início da cheia,  Santa Isabel do Rio Negro, por exemplo, é um dos primeiros a sofrer com o fenômeno natural em casos de enchente.

Na manhã de terça-feira, a Central de Atendimento da Defesa Civil do Amazonas promoveu uma reunião com gestores das defesas civis dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel  e Barcelos (da calha do Rio Negro) e Coari, da calha do Médio Solimões, com o objetivo de orientar sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres e a implantação de núcleos de proteção e Defesa Civil na região.

A Defesa Civil do Amazonas informou que atua no acompanhamento da climatologia e do nível dos rios, com dados do Sipam e da CPRM, para atuar em casos de enchentes.

Calhas começam a encher

Segundo o relatório semanal da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgado na sexta-feira passada,  os rios Purus e Acre estão em processo de enchente. O rio Solimões também está no processo de enchente em toda extensão.  Nas estações mais baixas, os níveis estão subindo poucos centímetros por dia. Em Manacapuru, o rio subiu em média 0,02m por dia na última semana.

Bacia do Amazonas, no rio Amazonas, as estações de Careiro e Parintins estão em lento processo de enchente. Na Bacia do Madeira, em Humaitá, o rio Madeira encontra-se em processo de enchente.
Na contramão, na Bacia do Negro, estações apontavam processo regular de vazante no trecho do alto e médio Negro. No Porto de Manaus, o rio apresentava lenta velocidade de cheia, subindo em média 0,01 milímetro por dia durante o início do mês de dezembro.

Fenomeno La Niña

O La Niña é um fenômeno natural oceânico-atmosférico de esfriamento das águas do oceano Pacífico. O fenômeno afeta o comportamento climático no continente americano. No Brasil, causa menos chuva nas regiões Sul e Sudeste, e mais chuva na Amazônia.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.