Domingo, 21 de Julho de 2019
Hemoam

Previsão é que Hospital do Sangue seja entregue em 2020, diz secretário

O titular da Susam, Rodrigo Tobias, afirmou que a pasta destinou verbas para as obras que estão paralisadas há dois anos



secretario_9D26FC62-2865-4617-9B41-94FE6B826D81.JPG Foto: Antônio Lima
04/06/2019 às 07:05

Em até um ano e meio o Hospital do Sangue, na Zona Centro-Sul de Manaus, deverá ser entregue à população amazonense. Essa pelo menos foi a previsão do titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, durante o lançamento da campanha “Junho Vermelho", em alusão à doação de sangue, nessa segunda-feira (3). 

“Mesmo em condições orçamentárias não tão favoráveis esse ano, destinamos verbas que vão fomentar e estruturar melhor o Hospital do Sangue. Dentro de um ano e meio teremos um hospital especializado de grande porte no Amazonas, para atender as pessoas da capital e do interior’’, disse.

Em dezembro do ano passado, foi assinado um contrato com a Construtora Mercure, vencedora da licitação para as obras de conclusão do hospital, que estavam paralisadas há mais de dois anos. Com 40% da estrutura física pronta no momento, a continuação da obra está orçada em R$ 39 milhões.

Além de ampliar significativamente a área de hematologia da Fundação Hemoam, o Hospital do Sangue já tem anuência do Conselho Estadual de Saúde como referência no tratamento do câncer infanto-juvenil. Para suprir as demandas da assistência hematológica, que cuida das doenças do sangue, como as leucemias e anemias falciformes, e para atender pacientes oncológicos, o Hospital do Sangue contará com 150 leitos.

A nova estrutura terá quatro andares e comportará UTIs adulto e infantil, farmácia 24 horas, centro cirúrgico de média complexidade, central de diagnóstico por imagem e uma enfermaria exclusiva para o paciente transplantado de medula óssea. Parte dos equipamentos do novo hospital já foram comprados.

As instalações atuais do Hemoam continuarão funcionando com o setor administrativo, coleta e distribuição de sangue, laboratórios de análises clínicas e o departamento de ensino e pesquisa.

Junho Vermelho

Para chamar a atenção de doadores antigos (bem como atrair novos) e mudar esse quadro atual, foi lançado, ontem, o “Junho Vermelho’’, no auditório do Hemoam, na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus. Este é o segundo ano em que o ‘’Junho Vermelho’’ é promovido em Manaus, período que coincide com o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho.

Programação

Doação de Mudas – até a próxima quinta-feira os doadores que se interessam pela causa ambiental receberão uma muda de planta (artesanal ou frutífera). Nesse mesmo dia será realizado uma exposição de objetos de decoração e móveis feitos a partir de materiais reciclados

Lanche especial – Entre os dias 10 e 15 de junho será oferecido um lanche de comidas juninas aos doadores.

Homenagem – No dia 11 e 14 de junho os doadores que acumularam mais doações serão homenageados na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e na Câmara Municipal de Manaus (CMM), respectivamente.

Boi-Bumbá -  No dia 18 de junho, de 14h às 18h, o Boi-Bumbá Garantido fará uma apresentação especial comm música e dança ao público presente no Hemoam.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno de Cidades - Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.