Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Manaus

Primeira conferência de Criminologia da Região Norte está com inscrições abertas

Com o tema “A importância da Ciência na Compreensão e no Combate a Violência”, grupo discute práticas apresenta experiências de profissionais da área



1.jpg O evento é promovido pelo Centro de Estudos do Comportamento Criminal (CECCRIM), com apoio do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (Sinpoeam)
30/10/2014 às 22:22

A I Conferência Internacional de Criminologia, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2014, está com inscrições abertas. O evento é promovido pelo Centro de Estudos do Comportamento Criminal (CECCRIM), com apoio do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (Sinpoeam), e tem como tema “A importância da Ciência na Compreensão e no Combate a Violência”. São esperados no evento profissionais e estudantes das áreas de direito, psicologia, medicina, jornalismo investigativo e segurança pública.

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre o conhecimento do crime e do comportamento do criminoso, o evento apresenta palestras como Psicopatas e Violência: Um Desafio Internacional e Os Desafios do Perito Criminal na Cena de Crime de Homicídio, e acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), situada na Av. Paraíba, 2000, Bairro Adrianópolis.

Na programação, está a palestrante chilena, Dra. León Mayer, Doutora em Ciências da Saúde e uma das principais pesquisadoras internacionais em criminologia, Dr. Christian Costa, pesquisador, mestre em Psiquiatria, e autor do livro ‘Se o Mal Tivesse um Nome’, Dra. Claudiane Salles Daltio, psiquiatra, coordenadora de Assistência e de Pesquisa Clínica do Programa de Esquizofrenia do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Jussara Joeckel, perita criminal Seção de Crimes Contra a Pessoa (morte violenta) do Paraná, e Dr. Malthus Galvão, perito médico-legista, ex-diretor do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal.

“Uma das funções da Polícia Técnica é produzir ciência, produzir conhecimento que possa ser aplicado na solução de um crime”, explicou o Dr. Ilton Soares, perito criminal organizador do evento e membro do CECCRIM. “Como solucionamos crimes hoje? Ainda baseamos tudo na intuição, na coação e testemunho? Essas são algumas das questões que discutiremos no evento”, concluiu.

Escala PCL-R

A Escala Hare PCL-R (Psycopthy Checklist Revised) consiste em 20 itens de avaliação com notas de 0 a 2 e foi traduzida e validada no Brasil em 2000. Quando a soma final dos pontos passa de 30, está aceso o alerta para psicopatia. A escala é utilizada como avaliação em vários estudos forenses para determinar o risco que uma pessoa representa à sociedade. A Dra. León Mayer, palestrante da Conferência, é a responsável pela validação da Escala Hare PCL-R (Psychopathy Checklist-Revised) para a população carcerária do Chile. Recebeu vários prêmios no seu país por seu mérito acadêmico.

O que é o CECCRIM?

O Centro de Estudos do Comportamento Criminal é uma instituição voltada à capacitação e pesquisas sobre violência e criminologia. Oferece cursos para profissionais que atuam na área da Segurança Pública, em Universidades e demais Secretarias de Estado, além de prestar consultoria em: Análise Comportamental da Cena de Crime (homicídio e estupro); Construção do Perfil do Criminoso; e Individualização da Pena de condenados da Justiça.

Fundado em 2007, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Christian Costa, criminólogo, mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo, o CECCRIM tem como meta contribuir com a compreensão científica da criminologia, de forma a perceber as causas que fomentam tantos comportamentos disfuncionais em nossa sociedade. Tem atuado provendo consultoria em vários casos emblemáticos ocorridos nos últimos anos, fazendo a construção do perfil psicológico de criminosos como os narcotraficantes Carlos Abadia e Fernandinho Beiramar.

Hoje o CECCRIM conta com um núcleo em Manaus, coordenado pelo Perito Criminal MSc. Ilton Soares Oliveira e uma equipe multidisciplinar que se destina a dar continuidade aos trabalhos realizados pelo centro.

SERVIÇO

Conferência Internacional de Criminologia
Quando: 12 e 13 de dezembro de 2014
Local: sede da OAB, Av. Paraíba, 2000, Bairro Adrianópolis.
Inscrições em http://www.comportamentocriminal.com.br/conferencia/inscricoes.html
Investimento: Estudantes, R$130,00
Profissionais, R$170,00.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.