Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
wilson-vacina_9389616E-62E6-4CAB-9F65-F68211143A3F.JPG
Foto: Reprodução/Instagram
publicidade
publicidade

RECEBIDO

Primeiro lote de vacinas contra H1N1 enviado pelo Governo Federal chega a Manaus

Governador Wilson Lima publicou vídeo no Instagram recebendo o material na manhã deste sábado (16)


16/03/2019 às 11:17

O primeiro lote de vacinas contra a gripe H1N1 enviado pelo Governo Federal para a campanha de vacinação no Amazonas já chegou ao Estado. O governador Wilson Lima (PSC) publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Instagram, na manhã deste sábado (16), onde aparece na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), na Zona Sul de Manaus, recebendo 1 milhão de doses da vacina.

 

 

O ministro da Saúde havia afirmado ao prefeito Arthur Neto (PSDB), ontem (15), durante encontro em Brasília, que o primeiro lote deveria ser enviado à capital amazonense ainda nessa sexta-feira. Quando anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas, Bolsonaro disse que a Força Aérea Brasileira (FAB) ajudaria na entrega das vacinas para o Estado.

publicidade

Em Manaus, a campanha de vacinação começa na próxima quarta-feira (20). Já no interior, as cidades da Região Metropolitana serão as primeiras a receberem as vacinas, conforme a Susam, por conta da facilidade de acesso. A distribuição para os municípios interioranos deve ser feita com apoio da Casa Militar do Governo do Amazonas e das Forças Armadas.

Os primeiros a receberem a vacina serão crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; a população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e professores da rede pública e privada. Esse público faz parte do grupo prioritário.

Surto

De acordo com a edição nº 9/2019 do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Amazonas registra 586 casos notificados e 106 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1). Desde fevereiro, início do surto, até essa sexta-feira, o Estado contabiliza 26 óbitos provocados pela doença, sendo 21 em Manaus. Manacapuru, com duas mortes, Parintins, Itacoatiara e Japurá, com uma morte cada, são os outros municípios com falecimentos em decorrência do H1N1.

O Estado também tem 92 casos positivos para Vírus Sincicial Respiratório (SRV). Seis óbitos foram confirmados como provocados pelo SRV, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

publicidade
publicidade
Negociação com peritos só será retomada caso greve acabe, diz Governo do AM
PC procura autor do disparo que matou lutadora de jiu-jitsu no Japiim
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.