Publicidade
Manaus
Manaus

Primeiros atendimentos do programa Mais Médicos em Manaus começaram nesta quarta-feira (11)

Médicos contratados em programa do Governo Federal começaram ontem a atender população nas áreas carentes 12/09/2013 às 08:51
Show 1
Júlio Nakano examina a filha de Adriana Lira no módulo de Saúde da Família que estava há três meses sem um médico
jornal a crítica ---

Os profissionais selecionados no programa Mais Médicos, do Governo Federal, realizaram nessa quarta-feira (11) os primeiros atendimentos em sete Unidades Básicas de Saúde da Família(UBSF) na Zona Leste, seis UBSFs na Zona Norte, em seis UBSFs na Zona Oeste e no posto de saúde rural da comunidade Nossa Senhora do Livramento.

O secretário Municipal de Saúde, Evandro Melo, acompanhou o primeiro dia de atendimento médico do programa no Módulo de Saúde da Família Enfermeira Josephina de Mello, localizado no Jorge Teixeira I, Zona Leste, e ressaltou a importância do programa para a ampliação da cobertura de atendimento do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Cada equipe da ESF tem capacidade para atender cerca de quatro mil pessoas de acordo com sua área de abrangência, direcionando ações para a promoção da saúde e a prevenção às doenças. Hoje, o município de Manaus tem 40% de sua população com cobertura da Estratégia Saúde da Família e o programa Mais Médicos vai ajudar a atingir a meta da Prefeitura de Manaus que é atender, pelo menos, 70% dos moradores da capital amazonense”, destacou Evandro Melo.

O médico Júlio Nakano Júnior, um dos profissionais selecionados pelo Mais Médico, iniciou atendimento no Módulo de Saúde da Família Enfermeira Josephina de Mello, ficando responsável pelo atendimento em saúde de 4,4 mil moradores do bairro Jorge Teixeira, juntamente com a equipe de Saúde da Família Leste – 141, formada por um enfermeiro, três técnicos em enfermagem, odontólogo, atendente de consultório dentário e sete agentes comunitários de saúde.

Formado em medicina há seis anos, Nakano tem experiência de três anos trabalhando no programa Estratégia Saúde da Família, com atuação na cidade de São Paulo. “O Brasil é um país muito grande, com culturas e linguagens diferentes, mas espero contribuir com a minha experiência no planejamento das ações de saúde da população de Manaus, principalmente nas ações de promoção da saúde e prevenção às doenças, atendendo as diretrizes da Estratégia Saúde da Família”, explicou Júlio Nakano.

A equipe de saúde do Módulo Enfermeira Josephina de Mello, que atua com outras duas equipes no Jorge Teixeira I, estava há três meses sem médico, porque não haviam profissionais na rede municipal de Saúde para suprir a vaga com carga horária de 40 horas, já que os médicos do concurso público de 2012 são para 20 horas semanais.

O início do atendimento com o novo médico passou a beneficiar toda a comunidade e pacientes como a dona de casa Adriana Lira, de 23 anos. Para ela, o atendimento com um médico, dentro da equipe de Saúde da Família, facilita o acesso aos serviços de saúde. “São muitas pessoas precisando de médico e toda a minha família é atendida por essa equipe que ficou sem médico durante três meses, e a nossa alternativa era procurar atendimento em locais mais distantes. Agora, o acesso aos serviços deve ser mais fácil e rápido”, afirmou Adriana Lira.

Prefeitura solicitou 57 profissionais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) solicitou ao programa Mais Médicos, 57 profissionais para atendimento na periferia e na área rural de Manaus. Os 20 médicos que iniciaram atendimento, ontem, foram selecionados na primeira chamada. No próximo dia 20 de setembro, a Semsa realizará uma nova chamada, com mais 37 médicos para completar o quadro.

Os vinte profissionais selecionados participaram de curso introdutório sobre Atenção Primária em Saúde, reforçando as informações sobre Rede de Atenção em Saúde; Estratégia Saúde da Família como reordenadora do modelo de atenção; Processo de trabalho; Estratégia Saúde da Família: demanda programada e demanda espontânea; cuidado continuado e Vigilância em Saúde (dados epidemiológicos e sanitários).


Publicidade
Publicidade