Atendendo às recomendações e restrições de tráfego no Centro, feitas pelo Manaustrans, Igreja reduziu o percurso
(No ano passado, a procissão levou 80 mil pessoas pelas vias 7 de Setembro, Joaquim Nabuco, 10 de Julho e Eduardo Ribeiro)
Mais do que os transtornos ao Centro de Manaus, a cheia do rio Negro fez com que a Arquidiocese de Manaus alterasse o percurso da tradicional procissão de “Corpus Christi”, que deve levar mais de 70 mil pessoas para o Centro, na próxima quinta-feira.
Religiosos, fieis católicos e a população em geral que acompanha a procissão terão que sair da Catedral Metropolitana de Manaus e, em seguida, passar pela rua Joaquim Sarmento, em direção à avenida Eduardo Ribeiro, onde será celebrada a Santa Missa.
De acordo com o pároco da Catedral de Manaus, José Albuquerque, o percurso foi reduzido para não atrapalhar o fluxo do trânsito. “Apesar de ser feriado, acreditamos que haverá veículos e trânsito nas ruas do Centro, na hora da procissão. Então, decidimos aceitar e colaborar com as mudanças estabelecidas pelo Instituto Municipal de Fiscalização e Engenharia de Trânsito (Manaustrans)”, salientou o padre.
Para a Arquidiocese de Manaus, o importante é que a procissão e a festa vão acontecer. “A cheia superou todas as previsões. Em todas as nossas celebrações, lembrávamos do sofrimento das vítimas da enchente. E, na festa de ‘Copus Christi’, estaremos sintonizados com a realidade do nosso povo”, lembrou o pároco.
Ônibus a carros
Ele recomendou, também, que a população use o transporte coletivo no lugar do particular, para chegar ao Centro. “Devido aos problemas que estamos enfrentando no trânsito de Manaus e as mudanças nos trajetos urbanos, os fieis que vão participar da festa devem deixar seus veículos em casa e usar o transporte coletivo, para não piorar a situação do trânsito”, frisou.
Ainda conforme o pároco da Matriz, a festa estará em sintonia com o 150º Congresso Eucarístico Internacional, que acontecerá entre os dias 10 e 17 de junho, na Irlanda. “O principal sentido da festa é manifestar a fé em que Jesus está presente na nossa vida, na vida da Igreja, na vida da população, por meio do sacramento da eucaristia, recordando as palavras de Jesus, na última ceia”, explicou.
A programação do dia de “Corpus Christi” se estenderá durante todo o dia. “Além da procissão, teremos celebrações às 7h30 e às 10h na catedral. E, nas demais igrejas e comunidades, haverá celebrações pela noite”, concluiu o pároco.
Tradição
A festa de Corpus Christi, ou do Corpo e do Sangue de Cristo, é comemorada no mundo inteiro desde 1264. No Brasil, a festa começou período colonial com tradições como a ornamentação das ruas, que não vai acontecer em Manaus, este ano.
Programação e percurso do Corpus Christi
Quinta-feira - 07/07
7h30min - Celebração Eucarística
Animação - Apostolado da Oração e Legião de Maria
10h - Celebração Eucarística
Presidente da Celebração - Dom Mário Antonio da Silva
15h - Vigília Eucarística
16h30min - Procissão com Dom Luiz Soares Vieira e arcebispos de Manaus.
Trajeto - Sai da Catedral, atravessa a Av. 7 de Setembro, entra na Rua Joaquim Sarmento, dobra à direita na Rua José Clemente, depois desce a Av. Eduardo Ribeiro até o palco, que será montado em frente à Loja Riachuelo, onde acontecerá a Missa Campal
18h - Celebração Eucarística - Missa Campal
Informações - Catedral - 3234-7821