Domingo, 19 de Maio de 2019
SOLDADO CRISTÃO

Procissão de São Sebastião marca a primeira celebração católica do ano em Manaus

A cerimônia religiosa iniciou por volta das 17h e reuniu cerca de três mil pessoas, segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito



20/01/2017 às 18:12

Milhares de fieis marcaram presença na primeira celebração católica do ano, a procissão de São Sebastião, realizada no Centro de Manaus na tarde desta sexta-feira (20), dia do santo. A cerimônia religiosa vai percorrer seis ruas e iniciou por volta das 17h.

A concentração dos fieis ocorreu  na frente da igreja São Sebastião, localizada na avenida 10 de Julho, Centro. De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), cerca de três mil pessoas participaram da cerimônia.

A procissão traz como tema em 2017 “Celebrando o Mártir São Sebastião, anunciamos a misericórdia do Pai” e o lema “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mt 5, 8). Nos registros bíblicos, São Sebastião foi um soldado cristão cuja fidelidade a Deus o tornou santo. Ele é padroeiro de muitas cidades e costuma ser invocado para interceder contra algumas mazelas como a fome, as guerras e as epidemias.

"São Sebastião é um santo muito popular. Muitas comunidades no Amazonas são dedicadas a ele. Santo que os portugueses trouxeram, um santo que morreu por causa da fé, um exemplo para todos nós. E continua a trair multidões", disse Dom Sérgio Castriani, o arcebispo de Manaus.

"Eu acho que São Sebastião é um exemplo de enfrentamento da vida com coragem, com esperança e alegria. São Sebastião é um perseverante da fé. Teve momentos difíceis de perseguição e não perdeu a fé. Nós estamos vivendo momentos difíceis, mas não podemos perder a fé e a esperança também", completou.

De acordo com a Arquidiocese de Manaus, a multidão passará pelas ruas 10 de Julho, Getúlio Vargas, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, Ramos Ferreira e Tapajós. A procissão se encerra no Largo São Sebastião, onde ocorrerá uma missa presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

A dona de casa Leuzimar Domingues, 58, iniciou o percurso descalça. Segundo ela, a promessa envolve pedidos para o ano ser preenchido por benção "Quero ter um ano de paz pra mim e minha família. Procuro vir todos os anos como cristã, mas como o ano deve ser difícil, peço ainda mais bênçãos", disse.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.