Publicidade
Manaus
Romaria

Procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Manaus não deve alterar trânsito

Para assegurar o andamento da romaria, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) farão interdições momentâneas em vias da cidade incluídas no roteiro da peregrinação 08/10/2016 às 19:05 - Atualizado em 08/10/2016 às 19:06
Show cirio 02
Fiéis durante a procissão do Círio de N. Sra. de Nazaré no ano passado. Foto: Euzivaldo Queiroz
Náferson Cruz Manaus

Em mais uma demonstração de fé e tradição, centenas de fiéis e devotos  participam, neste domingo, da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, nas ruas Manaus. Pela manhã, às 6h30, acontece  a missa solene em Fátima, na Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, seguida da procissão.

Para assegurar o andamento da romaria,  agentes do  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) farão   interdições momentâneas em vias da cidade incluídas no roteiro das procissões. As interdições serão temporárias, com o tráfego liberado após a passagem dos fiéis.

Assim como acontece em Belém, no tradicional Círio de Nazaré, um carro leva a Santa pelas ruas  sendo puxado por uma corda de aproximadamente 200 metros de comprimento. O deslocamento será da Igreja de Nossa Senhora de Fátima até a praça Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul,  onde está previsto para ocorrer uma missa.

De acordo com o pároco Mário Missiato, a programação das festividades prevê que, ainda neste domingo, após a chegada da procissão do Círio à paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, haverá missas destinadas às famílias, jovens, casais e crianças, todas realizadas na paróquia de Adrianópolis.

História
O Círio de Nazaré é realizado em Manaus há mais de 100 anos. Já o Círio fluvial iniciou há 60 anos, quando uma réplica da imagem de N. Sra. de Nazaré foi conduzida de Belém para Manaus em um catamarã. Desde 1901 o Círio é realizado no segundo domingo de outubro. Antes disso, a celebração ocorria em diferentes datas do ano.

 Seguindo a tradição da celebração, no último sábado a imagem da virgem de Nazaré foi transladada da paróquia à qual “empresta” o nome, para a igreja de Nossa Senhora de Fátima,  que fica localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul da capital.

A abertura oficial do novenário em homenagem à padroeira dos paraenses ocorreu no último dia  1º, na paróquia de Nazaré.  Nesse dia, os paroquianos  conheceram os três mantos da Santa que foram confeccionados por devotos e fiéis da padroeira dos paraenses.

Em Belém
A tradicional procissão, que leva milhares de fiéis e peregrinos pelas ruas de Belém, no Pará, é considerada a maior procissão do mundo. São, ao todo, 3,6 quilômetros de percurso, que atraem fiéis do Brasil todo e até mesmo de outros países.

Serviço

O quê: Missa seguida da procissão do Círio de Nazaré

Onde: Da igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, Zona Sul, com destino a paróquia Nossa Senhora de Nazaré, bairro Adrianópolis.

Quando: Domingo (10)

informação: O Círio de Nazaré é realizado em Manaus há mais de 100 anos.

Publicidade
Publicidade