Sábado, 24 de Outubro de 2020
EFEITO PANDEMIA

Produção industrial de abril cai pela metade em comparação a 2019 no AM

Queda de 53,9% em relação ao mesmo período do ano passado aconteceu durante um dos meses mais afetados pela pandemia no Estado, deixando o AM entre os piores indicadores no país



show_show_zfm_4D85BC83-F604-4836-BB40-69D6BFE161A7.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
09/06/2020 às 13:47

A produção industrial no Amazonas registrou uma queda de 53,9% no mês de abril em relação ao mesmo período de 2019. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (9) a produção local registrou os piores indicadores do país no mês de abril deste ano e o desempenho negativo é atribuído à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em março, fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) anunciaram paralisações temporárias na produção de suas fábricas para conter a disseminação da covid-19. Empresas concederam férias coletivas ou licença remunerada e outras suspenderam as atividades, total ou parcialmente. Além da indústria, o comércio adotou medidas de enfrentamento ao novo coronavírus que já infectou 49,8 mil pessoas no estado e já soma 2,2 mil óbitos pela doença. No dia 1 deste mês, o governo do Amazonas iniciou a reabertura gradual do comércio em Manaus.



Com o resultado negativo na produção industrial no mês de abril, em relação ao mês anterior, o Amazonas ocupa a última colocação no ranking entre os estados. Os piores desempenhos foram catalogados no Ceará (-33,95), Paraná (-28,7%) e o Amazonas (-46,5%) e os melhores foram: Pará (4,9%), Goiás (2,3%) e Mato Grosso (-4,3%). O IBGE também comparou o desempenho da indústria local em abril deste ano, em proporção ao mesmo mês em 2019, e o Amazonas também obteve a última posição no ranking entre as unidades da federação.

Na comparação com março deste ano, quando a indústria amazonense teve declínio de 46,5%, em abril, a média nacional foi de 18,8%. De janeiro a abril, a queda no estado foi de 14,2%, enquanto o desempenho nacional, no mesmo período, apresentou retração de 8,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Amazonas teve atuação positiva em 0,3% contra a nacional que diminuiu 2,9%.

De acordo com o IBGE, borracha e plástico foi as únicas atividades com desempenho positivo em abril na indústria local (2,5%). A maior retração foi identificada na fabricação de outros equipamentos de transporte (-98,9%). Cinco atividades caíram mais de 50% no mês, segundo instituto.

No acumulado do ano, a maior encolhimento está no polo de duas rodas do PIM, na atividade de fabricação de outros equipamentos de transporte (-20,1%). Em contrapartida, saltou a fabricação de máquinas e equipamentos em 32,8%. Das 10 atividades industriais, pesquisadas pelo IBGE, sete estão com desempenho negativo em 2020, uma com zero de desempenho e duas ainda estão positivas.

Análise

Adjalma Jaques, supervisor de disseminação de informações do IBGE no Amazonas:

“O mês de abril na produção industrial do Amazonas teve um desempenho completamente atípico uma vez que todos os indicadores mostram que o estado ocupou as últimas posições de desempenho e também esse desempenho na série histórica do IBGE, que começou em 2002, foi o pior mês de toda a série. Pode-se dizer que o mês de abril foi um mês completamente negro para indústria amazonense. A atividade industrial local teve um desempenho muito inferior aos outros estados colocando o Amazonas nas piores posições do país. Por outro lado, as atividades industriais no Polo de Duas Rodas e Eletroeletrônico, Informática e Ótico, que são os principais polos da indústria amazonense, demonstraram os piores índices da série. No acumulado do ano por atividade industrial, temos 10 atividades que pesquisamos todos os meses. Desse total temos sete que estão com desempenho bastante negativo. Uma (atividade) tem crescimento e desempenho zero e outras duas estão com desempenho positivo. Estamos divulgando o mês de abril e ainda temos o restante do ano para medir o desempenho acumulado no ano para as atividades industriais”.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.