Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020
SEM TESTE

Professor atendido pela Manausmed tem pedido de teste para Covid-19 negado

Serviço alegou que o paciente não apresentava 'sintomas básicos' para que fosse realizado o teste



WhatsApp_Image_2020-04-19_at_18.20.43_1E54146A-58F4-4787-ACFC-9BC534E71F60.jpeg Foto: Arquivo pessoal
19/04/2020 às 18:35

Após apresentar os sintomas característicos do novo coronavírus adquiridos, segundo ele, de um parente que veio a óbito por conta da doença, o professor Manoel Andrade, 42, teve a iniciativa de buscar um hospital privado para a testagem da Covid-19. 

Por ser professor do município, ele é assistido pelo Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Manaus (Manausmed), o qual possui em seu sistema vários hospitais credenciados. Apreensivo com os sintomas e a perda do familiar, ele teve o pedido de exame negado por que o plano de saúde não cobriria a testagem. 



“Após o meu sogro falecer testado positivo para o coronavírus, eu e minha esposa começamos a buscar para fazer o teste. Na quarta-feira, acessei o serviço online da Samel, relatei a médica os meus sintomas e manifestei o desejo de fazer o exame para tirar as dúvidas já que a minha sogra também foi testada positivo”, comentou.

De acordo com ele, o pedido para fazer o exame foi negado e em seguida solicitou que a médica o prescrevesse o teste.  

“Ela disse que o hospital atenderia apenas as pessoas que apresentassem sintomas avançados da doença como falta de ar. Ela nem queria me receitar. Após eu ponderar, a médica colocou na receita que o teste teria que ser feito fora, ou seja, em outro hospital”, disse ele, acrescentando a portaria da Agência Nacional de Saúde a qual obriga a cobertura de testes por hospitais particulares. 

Hoje, a sogra de Manoel se encontra isolada e tendo o apoio da esposa dele. Por conta dos sintomas, ele também esta em isolamento social e precisa tomar conta dos dois filhos que também apresentaram indícios da doença.

“Meus sintomas são leves mas mesmo assim vou fazer o teste e requerer por via judicial o ressarcimento. Eu quero com a minha trágica experiência alertar as pessoas para que não brinquem, levem a sério as recomendações das autoridades medicas e fiquem em casa”, alertou ele.

Em nota, a Manausmed disse que os hospitais fazem testem em pacientes que apresentem os sintomas básicos da Covid-19. Sintomas esses que, segundo o serviço de assistência, o professor não apresentou.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.