Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Manaus

Professor de Manaus lança cartilha sobre ‘peixes ornamentais do Rio Negro’

A cartilha ilustrativa é destinada ao publico infanto-juvenil, estimulando o aprendizado e o interesse sobre as espécies catalogadas



1.jpg Professor lança cartilha para apresentar ao publico infantil algumas das espécies de peixes da Amazônia
11/06/2012 às 13:32

O professor da rede pública estadual de ensino, Fábio Lopes de Souza, lançou na manhã desta segunda-feira (11), a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no bairro do Japiim, a cartilha “Conhecendo os peixes ornamentais do Rio Negro”. A obra é direcionada ao público infanto-juvenil.

Com o objetivo de apresentar ao publico infantil algumas das espécies de peixes da Amazônia, cuja diversidade sempre despertou o interesse da população regional e mundial, a cartilha contém figuras de traços firmes que incentivam o aprendizado e conhecimento das crianças.

Obra



Na cartilha pode-se encontrar mais de 60 espécies de peixes ornamentais da região e os mais jovens têm sua atenção atraída por sugestões de trabalhos que envolvem pintura, colagem e leitura. Nas mais de 50 páginas, cada peixe é devidamente apresentado pelo autor com suas características básicas, tais como nome, tamanho, tipo de alimentação e até temperamento.

Em sua obra, o professor Fábio Lopes tenta, através do recurso de gravuras, incentivar que novos conceitos relacionados à existência destes peixes possam vigorar. “Procuramos mostrar, também, o quanto estas espécies são importantes e responsáveis pelo sustento de famílias que vivem do extrativismo na bacia do Rio Negro”, disse o autor.

A criação se destaca pelo colorido ímpar dos peixes que prazerosamente encanta pessoas de todas as idades, levando a beleza natural desses animais ao conhecimento de crianças, jovens e também adultos.

Ideia

Durante o evento de lançamento de seu livro, o professor Fábio Lopes contou como surgiu o interesse em abordar o assunto, revelando-se um ‘apaixonado’ pelo tema. “Após várias visitas ao município de Barcelos, nasceu então a ideia de criar a cartilha, cujo objetivo é fazer com que essa nova geração conheça e valorize nossas belezas e espécies naturais”, relatou o professor, que após a apresentação de seu trabalho, autografou exemplares.

Aos interessados, a obra “Conhecendo os peixes ornamentais do Rio Negro” está sendo vendida ao valor de R$ 10 podendo ser encontrada na sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ou com o próprio autor por meio do telefone 9239-5892.

Com informações de assessoria.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.