Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
EDUCAÇÃO

Professora da UniNorte dá dicas essenciais para fazer uma boa redação no Enem

Professora de Língua Portuguesa e Mestre em Estudos Linguísticos, Vera Antunes, também sugere quais temas têm grandes chances de serem cobrados na redação



000815d9-4955-45ca-8eb5-f9172cb814c8_95FE5C9A-92E5-40F8-81EC-C07D10543816.jpg (Foto: Divulgação)
06/08/2019 às 14:52

A redação é uma dos requisitos mais importantes para tirar uma boa nota no Enem. É preciso muita calma e, principalmente, saber argumentar sobre o tema solicitado pelo exame de forma coesa e convincente. A professora de Língua Portuguesa e Mestre em Estudos Linguísticos da UniNorte, Vera Antunes, acredita que temas polêmicos poderão cair na prova em 2019. Ler sobre os assuntos do momento, segundo ela, é essencial para o candidato que não quer ser pego de surpresa.

Segundo ela, embora o Enem seja imprevisível sobre qual assunto vai cobrar na redação, há sempre a grande possibilidade de o tema ser um tópico recorrente e que esteja gerando discussão na sociedade. “A questão de inclusão, de modo geral, sempre é abordada”, diz ela. Outros assuntos como empoderamento feminino, papel da mulher na sociedade, saúde mental e depressão também ganharam repercussão no ano de 2019, principalmente nas redes sociais. Por conta disso, a especialista opina que se esses temas não tiverem o foco na redação, provavelmente serão cobrados indiretamente.

“São temas que estão nos noticiários, nos jornais e revistas. Também é importante estar atento para temas como educação familiar, redução da maioridade penal, considerando o que estamos ouvindo do Governo, e tecnologia. Essa evolução tecnológica pode vir abordada de diferentes maneiras”, comentou.

Texto

Em todos os anos, o Enem manteve o sistema de correção das redações e cobra a Língua Portuguesa formal na avaliação. O exame pede um texto coeso e coerente, e para isso, é necessário entender sobre o assunto explanado e destrinchá-lo no esquema de introdução, desenvolvimento e conclusão.

De acordo com a professora Vera Antunes, muitos alunos cometem erros na hora de ligar argumentos do texto. “Muitos têm essa confusão errando nos elementos coesivos, não linkando um parágrafo ao outro por não terem conhecimento das palavras que unem as frases. A coesão está nos links, e por isso é importante conhecer as conjunções e pronomes para manter o sentido lógico do texto”, acrescentou.

Ela aconselha aos candidatos a praticarem o hábito de ler sobre assuntos diversos que estão gerando debate. “Nossos jovens não têm cultura de ler jornais e revistas, esses mecanismos físicos. Então é primordial que eles aproveitem o tempo no celular para ver as manchetes de sites, ler os textos, ou até mesmo fazer uma programação de quantos artigos podem ler por dia. O importante é que ele leia! Se ele não ler, não terá o que escrever na redação”.

Promoção

A UniNorte lançou no Jornal A Critica uma campanha voltada aos candidatos que estão se preparando para as provas do Enem 2019. Nas próximas semanas, os leitores do jornal impresso e do portal terão acesso a um link promocional que dá direito a isenção de matrículas e descontos de 50% nas mensalidades. No jornal impresso, é possível resgatar o voucher promocional que está sendo distribuído nos fascículos de domingo.

*Com informações da assessoria de comunicação.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.