Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
nomeacao_9E67D3B8-096B-4C2A-B812-EB1DE2A3E5D7.jpg
publicidade
publicidade

RECLAMAÇÃO

Professores aprovados em concurso protestam cobrando convocação da Semed

Aprovados em cadastro reserva afirmam que órgão tem renovado com professores temporários, o que os impede de trabalhar. Manifestação ocorreu em frente à Secretaria nesta quinta-feira (24)


24/01/2019 às 10:37

Professores em cadastro reserva aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de 2018 reivindicaram na manhã desta quinta-feira (24), em frente ao órgão, a convocação e nomeação para seus respectivos cargos. A reclamação é de que a secretaria tem renovado contratos com professores temporários quando deveriam chamar os aprovados.

“Somos contra a renovação de exatamente 1.344 contratos temporários renovados no último dia 28 de dezembro. Esses contratos foram renovados pela Semed que em tese que deveriam ser ocupados pelos professores aprovados pelo concurso público”, explicou o presidente da Comissão de Professores Aprovados, Rildo Pantoja.

“Após essa renovação, isso causou uma insatisfação e uma grande revolta entre os professores aprovados por que em um concurso público, ele é feito com a premissa de substituir o temporário pelo professor efetivo. Eles não fizeram isso, eles estão agindo de má-fé conosco”, acrescentou ainda ele que é um dos aprovados no concurso.

Em apoio aos aprovados, o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) também esteve presente durante a manifestação. A coordenadora geral do sindicato, Helma Sampaio, afirma que a luta é legal e justa, já que os professores em cadastro de reversa foram aprovados e devem ocupar o lugar dos temporários.

publicidade

“O fato é que a Semed está renovando contrato com os professores temporários em detrimento da nomeação e convocação destes que têm o direito por terem sido aprovados no concurso do ano passado. Eles estão aqui denunciando também um fala da secretária. Ela considerou que estes professores tiveram desempenho sofrível quando isso não é verdade. Infelizmente, é mais uma palavra indevida dada pela secretária Municipal de Educação”, disse.

Outra aprovada, de 33 anos, que preferiu não se identificar à reportagem, manifestou revolta. “Nós estamos indignados. A secretaria não está atendendo a lei e nós sabemos que existem vagas. Essas vagas destinadas ao cadastro de reserva estão sendo ocupadas pelos temporários e nós que nos preparamos, estudamos durante quatro anos e fomos aprovados, não somos chamados. Isso é revoltante”, ressaltou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que, desde a homologação do resultado final do Concurso Público para professor da rede municipal de ensino, há menos de um ano, já convocou todos os 400 aprovados dentro do número de vagas preestabelecidas no edital do certame. 

A Semed destacou, também, que já convocou mais que o triplo de candidatos previstos no número inicial de vagas, com a chamada de aprovados no cadastro reserva, totalizando mais de 1,3 mil aprovados já chamados. O órgão lembra que, conforme a legislação, pode convocar os classificados em cadastro reserva de acordo com a necessidade e disponibilidade orçamentária do órgão. 

Quanto aos professores contratados em Processo Seletivo Simplificado (PSS), a Semed esclareceu que no início deste ano, mais mil profissionais não tiveram os contratos renovados e deixaram de fazer parte do quadro da secretaria. A secretaria lembrou ainda que está concluindo a posse de 900 aprovados em cadastro de reserva convocados e que, por isso, não é possível a realização de outra chamada até o fim deste processo. Desse quantitativo, 711 já foram lotados em unidades de ensino da rede municipal.

publicidade
publicidade
Alunos de escola municipal no bairro São Francisco ainda não iniciaram ano letivo
Professores e governo não entram em acordo e greve continua no Amazonas
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.