Publicidade
Manaus
DISCUSSÃO

Profissionais da Semed promovem debate sobre construção do currículo escolar

Reunião ocorreu na Escola Municipal Waldir Garcia, no São Geraldo, Zona Centro-Sul. Palestra foi mediada pela Fundação SM, de São Paulo, que mostrou cinco dimensões de desenvolvimento do estudante 15/07/2016 às 15:19
Show semed
Reunião ocorreu na Escola Municipal Waldir Garcia, na Zona Centro-Sul (Foto: Divulgação)
acrítica.com* Manaus (AM)

Em reunião sobre a implementação da educação integral na rede municipal de ensino, um grupo composto por 40 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na manhã desta sexta-feira (15) um debate acerca da construção do currículo escolar para esta modalidade na Escola Municipal Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Mediada pela Fundação SM, de São Paulo, parceira na proposta, a palestra serviu para mostrar aos participantes as cinco dimensões de desenvolvimento do estudante prevista na perspectiva da educação integral, que são: intelectual, cultural, física, social e emocional.

“A educação integral é mais do que tempo, é pensar a multidimensionalidade da pessoa e como a escola pode trabalhar isso. Viemos debater a maneira correta de ensinar, onde ensinar, como avaliar e a formação dos professores para isso”, explicou Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, que também participa do Centro de Referência em Educação Integral.

“Não existe a diferença de escola comum e de educação integral, o que vem em torno dessa concepção é colocar o aluno como o centro de todo o processo de conhecimento, porque normalmente se coloca o professor. O professor nesse processo é um mediador, sua importância é significativa, mas o olhar se volta para o estudante, para a construção da identidade desse cidadão”,  completou a Assessora Pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Cláudia Belém.

Projeto experimental

A Escola Municipal Waldir Garcia é uma das três unidades de ensino da rede municipal que estão trabalhando de forma experimental com a educação integral. Além dela, a Escola Municipal Profª. Maria das Graças Andrade Vasconcelos, no Monte Sinai, Zona Norte, e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, no Alvorada, Zona Centro-Oeste, também estão atuando nesse segmento educacional. Juntas, as escolas atendem 606 estudantes.

Publicidade
Publicidade