Sábado, 31 de Outubro de 2020
Itinerante

Programa da Águas de Manaus já atendeu cerca de 800 mil pessoas na capital

Criado em agosto de 2018, o Vem com a Gente transformou a relação entre cliente e empresa e vem cumprindo seu papel na universalização ao saneamento básico na cidade



WhatsApp_Image_2020-06-15_at_18.03.02_A3C8EC75-3C4B-4C0A-BF96-D249E91E9B6E.jpeg Empresa leva rede de água onde não tem. Foto: Divulgação
15/06/2020 às 19:23

Dois meses após iniciar os trabalhos na cidade, a Águas de Manaus colocou na rua um de seus principais projetos de relacionamento, o Vem com a Gente (VCG). Criado em agosto de 2018, o programa transformou a relação entre cliente e empresa e vem cumprindo seu papel na universalização ao saneamento básico na cidade. 

O Vem com a Gente percorreu, neste período, 28 bairros da cidade com seus atendimentos e serviços itinerantes. 210 mil residências já receberam a visita das equipes do VCG, o que representa um total de 800 mil moradores da cidade.



“O programa começou a partir de uma pesquisa que a concessionária fez, antes de assumir a gestão em Manaus. Identificamos que os antigos controladores sempre estiveram muito longe dos clientes. A partir daí, já na gestão da Aegea, a diretoria achou interessante criar um projeto de reaproximação. E assim, surgiu o Vem com a Gente”, explicou o gerente comercial da concessionária e gestor do projeto, Waldyr Vilanova. 

A partir da chegada do programa itinerante ao bairro, o Vem com a Gente atua em duas frentes: uma equipe vai de casa em casa realizando serviços como vistorias, substituição e instalação de hidrômetros, padronização de cavaletes, correção de vazamentos, novas ligações e faz um mapeamento de locais que precisam de extensões de rede de água.

Outra parte da equipe se concentra em um ponto de atendimento, instalado no bairro, onde é possível solicitar serviços como a troca de titularidade e as negociações de débitos.

“Nós visitamos casa por casa, independente se a pessoa é cliente nosso ou não. Às vezes, pode ser que ele use água de poço ou está em uma ligação irregular de água. Aí, nós regularizamos a situação desse cliente e ele passa a contar com todos os serviços que a concessionária tem, desde uma negociação de débitos, implantação de hidrômetro. Nosso principal trabalho é garantir que todos tenham acesso a água de qualidade em Manaus”, destaca Waldyr. 

Serviço regularizado 

Equipes visitam as áreas  mais necessitadas. Foto: Divulgação

Nos 28 bairros em que já receberam o projeto na cidade, foram implantados mais de 40 mil metros de rede de água, principalmente em regiões que não contavam com o abastecimento de água regular.

“Onde nós já passamos, os usuários estão muito satisfeitos, principalmente as pessoas mais humildes, que moram em palafitas e becos. Algumas dessas pessoas passaram décadas sem ter acesso a água tratada. Essa é a parte do trabalho que mais nos marca no Vem com a Gente”, completou o gestor do projeto. 

Atualmente, o Vem com a Gente está atuando no bairro da Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus. O objetivo da Águas de Manaus é fazer com que o programa visite todos os bairros da cidade nos próximos dois anos. Após a saída das equipes do bairro, o trabalho da Águas de Manaus segue naquela região. Uma equipe setorizada fica instalada de maneira permanente em cada bairro que o VCG atuou.

Saiba mais: débito flexível

Um outro ponto que também virou uma marca do Vem com a Gente é a forma de negociar os débitos da população. Através do programa, a Águas de Manaus oferece condições flexíveis, de acordo com o bolso do cliente. Outra facilidade é a inclusão do cliente de baixa renda a tarifa social, o que significa que ele terá 50% de desconto no valor da conta de água.

“Hoje, o Vem com a Gente oferece um parcelamento bem flexível dos débitos sempre perguntando para o usuário quanto que ele pode pagar por mês. Uma das vantagens para a população mais humilde, que tem o benefício do Bolsa Família é a inclusão na tarifa social”, ressalta Waldyr.

Problema resolvido após a visita do VCG

Água não falta mais para Lilian. Foto: Junio Matos 

Em abril, o programa passou pelo bairro Educandos, Zona Sul de Manaus e uma das contempladas com os serviços foi a autônoma Lilian Garcez Pereira, 47, que mora no beco Manoel Urbano com seus três filhos. Ela conta que tinha dois problemas no abastecimento da localidade: a recorrente falta d’água e a baixa pressão do líquido na torneira. 

“A gente passava dias sem água. Hoje, toda a rede de extensão foi trocada, as ligações foram renovadas, a água é forte na torneira e também não é mais barrenta. Então, vejo que trouxe muitas vantagens”, afirmou ela.

“A minha casa é dividida, então cada tem o seu contador o que melhorou muito. Todos os dias, eu vejo técnicos da Águas de Manaus por onde moro, então eu percebo que a comunicação e atendimento está mais rápida”, acrescentou Lilian.  

No Educandos, onde Lilian mora, foram implantados 1000 metros de novas redes de água. 

Durante a pandemia, a Águas de Manaus fez um trabalho especial na região da orla do bairro, regularizando a situação de 305 residências, beneficiando 1200 moradores das áreas alagadas do Educandos. Todos os moradores das palafitas ainda foram cadastrados na tarifa social.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.