Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
AÇÃO SOCIAL

Programa 'Escola Segura, Aluno Cidadão' é relançado no Jorge Teixeira

Ação implementada pelo Governo do Amazonas busca oferecer alternativas para estudantes em áreas de vulnerabilidade social. Evento ocorreu hoje (8), na Escola Estadual Vasco Vasques



WhatsApp_Image_2020-02-08_at_11.36.47_B9320FC0-42A6-4540-B061-505F6F389A4D.jpeg Foto: Junio Matos
08/02/2020 às 13:14

Com o intuito de reduzir os índices de vulnerabilidade social e assim, afastar o jovem do mundo das drogas, a Escola Estadual Vasco Vasques, localizada na rua Esperança, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, foi a escolhida para o relançamento do projeto “Escola Segura, Aluno Cidadão”, na manhã deste sábado (8). O progama é uma ação implementada pelo Governo do Amazonas. 

Na ocasião, o governador Wilson Lima (PSC) destacou a necessidade do resgate da disciplina e respeito em âmbito escolar. Na prática, o projeto buscará contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos, proporcionando a eles e aos seus responsáveis um ambiente mais seguro.  



"A parte pedagógica continua sendo da Secretaria de Educação, mas a parte de disciplina é da Polícia Militar do Amazonas para que a gente possa fazer o resgate do respeito aos símbolos pátrios, ao hino, a bandeira, a questão da disciplina, da ordem, mas, sobretudo para combater a questão da violência nas escolas entendendo a necessidade de a gente afastar cada vez mais as drogas das escolas", afirmou. 

O principal ponto de partida para adesão das escolas ao programa são as consultas públicas realizadas junto à comunidade escolar. Durante as consultas são ouvidos os pais dos alunos e discutidos o papel dos responsáveis bem como os direitos e deveres dos alunos, e equipe pedagógica. 

"Isso daqui é feito em reunião com a associação de pais, com professores e toda a comunidade escolar. No momento em que há a concordância deles, implantamos o projeto. E por onde nós o implantamos, os resultados são surpreendentes, os pais têm a certeza de que seus filhos estão seguros. Nós estamos melhorando o atendimento não só para que os alunos possam aprender disciplinas, mas que haja formação de caráter para que sejam cidadãos melhores”, destacou ainda. 

A “Escola Segura, Aluno Cidadão” acontecerá durante todo o ano letivo na escola com a presença não somente do corpo técnico escolar, mas contará com a presença de servidores públicos militares que atribuirão metodologias de disciplina e organização. 

“É um projeto que trabalha a disciplina, ordem e organização atrelada a ações pedagógicas. Ele não vem de forma alguma atrapalhar as atividades escolares, pelo contrário, vem engrandecer o trabalho da escola com esse formato, com a disciplina, com o foco nos resultados. A cada bimestre, ele mudará de patente e receberá as honras da comunidade e isso, o nosso objetivo mais escolas venham aderir”, disse a secretária Executiva da Capital da Seduc, Arlete Mendonça.

O líder comunitário do bairro Jorge Teixeira, Edvan Alves, 53 anos, afirmou que a segurança precisa chegar até as escolas, tendo em vista, a característica da localidade que é de vulnerabilidade social. “Nós do Jorge Teixeira precisamos de mais atenção e melhorias em nossas escolas e esse projeto, pelo o que vejo, é de suma importância por que o jovem tem que ter em seu dia-a-dia a disciplina e honradez e saber que o futuro está acima de tudo”.

'Peixe no Prato'

Ainda neste sábado, os moradores do Jorge Teixeira puderam participar do programa “Peixe no Prato”, que proporciona à população a venda de pescados e hortaliças a preços populares. “Nós damos toda a estrutura para que o produtor traga até o consumidor final. Tivemos hoje mil e duzentos quilos de peixes e a lá as pessoas também puderam comprar a verdura, a farinha da agricultura familiar”, destacou o governador, Wilson Lima. 

As ações fizeram parte do “Muda Manaus”, projeto que leva à população serviços nos seis eixos de atuação: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública. O próximo bairro a recebê-lo será o Monte das Oliveiras, na zona norte.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.