Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
AÇÃO

Programa oferece treinamento gratuito em checagem de fatos a jornalistas e estudantes

Iniciativa é uma parceria entre a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e a Agência Lupa. Vencedores seguirão para viagens de intercâmbio



foto_431F04E7-7BD5-42D7-9129-27C43F73B0B0.JPG Foto: Divulgação
13/11/2019 às 13:21

Estão abertas as inscrições para o FactCheckLab, programa gratuito de treinamento em produção de conteúdo e técnicas de fact-checking, até dia 22 de novembro ou até limite de 200 inscrições por região. Jornalistas e estudantes do curso universitário das cinco regiões do Brasil, que tenham alguma proposta de produção jornalística com uso de técnicas de checagem de fatos capaz de impactar suas comunidades podem se candidatar, podem participar da iniciativa.  

Nesta primeira fase, 30 propostas de cada região serão selecionadas. Em janeiro de 2020, os candidatos passarão pela primeira etapa de capacitação. A partir daí, terão um prazo estipulado pela Agência Lupa para escreverem um pré-projeto com base na proposta inicial (contida na resposta da pergunta 2). Os vencedores dos 20 melhores pré-projetos de cada região seguirão de fato no programa. Os outros dez jornalistas e estudantes de cada região não contemplados vão compor uma lista de espera, caso algum participante desista do programa ou seja desclassificado.



Ao longo de nove meses, cem profissionais e estudantes de todo Brasil terão a oportunidade de aprender gratuitamente sobre técnicas de checagem e produção de conteúdo jornalístico, para se capacitarem como agentes transformadores da sociedade.

O programa, patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e realizado pela Agência Lupa por meio do LupaEducação, oferecerá, ao final da etapa de capacitação, uma viagem de intercâmbio profissional aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas, para vencedores dos cinco projetos que se destacarem – um de cada região do país.

“Capacitar jornalistas é fundamental para uma imprensa livre e independente, componente essencial para uma democracia próspera.  Ficamos entusiasmados em apoiar os workshops de checagem da Lupa já que buscamos sempre estreitar os vínculos entre Brasil e EUA”, conta a adida de imprensa do Consulado dos EUA no Rio, Sarah Saperstein. 

Os treinamentos serão online em grupos fechados no Facebook e também presenciais nas seguintes capitais: Rio de Janeiro-RJ (região sudeste), Porto Alegre-RS (região sul), Salvador-BA (região nordeste), Brasília-DF (região centro-oeste) e Manaus-AM (região norte). Os aprovados receberão ajuda de custo para deslocamento e hospedagem na etapa presencial. Por conta da viagem de intercâmbio, é recomendável falar inglês, mas não é necessário o domínio da língua para participar do programa.

Como participar

Os interessados devem preencher esse formulário online com dados gerais e enviar em PDF as respostas para duas perguntas formuladas pela Equipe Lupa (perguntas abaixo) e os seguintes documentos digitalizados para o e-mail: lupaeducacao@gmail.com​

Assunto do e-mail:​ Sua região (em caixa alta) -  Seu nome completo (caixa alta e baixa) - Número do seu CPF

Exemplo: ​NORTE - Eduardo Gonçalves Ribeiro - 012.000.000-10

Pergunta 1: Usando um exemplo, explique de que forma a desinformação prejudica o ambiente democrático.

Pergunta 2: Qual problema existe na sua região ou na sua cidade que poderia ser solucionado ou minimizado por meio de uma iniciativa jornalística? Como?

Observação:  As respostas devem ser redigidas de acordo com as seguintes normas da ABNT:

Formato: A4 – cor branca;

Fonte: Times New Roman ou Arial - tamanho 12 - Cor: preta;

Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm;

Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;

As respostas para as duas perguntas precisam estar contidas em apenas uma lauda (formato do arquivo em PDF), seguindo as normas apresentadas acima.

Documentos de Estudantes de Jornalismo (último ano)

Enviar anexo por e-mail declaração e histórico universitário;  

Enviar anexo por e-mail comprovante de residência em seu próprio nome. 


Documentos de Jornalistas formados

Enviar anexo por e-mail cópia do diploma de bacharel em Jornalismo;  

Enviar anexo por e-mail comprovante de residência em seu próprio nome. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.