Programa viabiliza peixe barato ao consumidor e garante renda ao pescador
Nesta sexta-feira (31) foi lançado o programa Peixe no Prato. A expectativa é levar à mesa do consumidor peixe mais barato e melhorar a renda do pescador artesanal

A partir de agora, o pescado chegará à mesa do consumidor a um preço mais justo, com isso, melhorará a renda do pescador artesanal, reduzirá o desperdício de peixe e ainda, garantirá o alimento às pessoas em vulnerabilidade social. Este é o programa “Peixe no Prato” lançado nesta sexta-feira (01) pelo Governo do Estado na Comunidade Fazendinha, bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus.
Nesta primeira edição, foram disponibilizados para venda 10 mil peixes e sacolas com itens da agricultura familiar, como cheiro verde, limão, maxixe, pimenta de cheiro, dentre outros e beneficiou mais dois mil moradores do entorno.
“O programa visa trazer o peixe do pescador direto para o consumidor e assim evitando a figura do atravessador. No momento em que nós fazemos isso, nós garantimos o alimento de qualidade, um preço melhor para o produtor e um preço mais interessante para quem compra na ponta”, destacou o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Foto: Euzivaldo Queiroz
Na prática, uma sacola com cinco sardinhas custará dois reais e o consumidor pode comprar 10 peixes e 1 sacola de verdura, que custará dois reais. O projeto é itinerante e vai contemplar várias comunidades carentes de Manaus. De acordo com Lima, a próxima edição acontecerá no dia 15 de novembro, em um local a definir.
“Da mesma forma que também é possível comprar sacolas de verduras por um preço acessível. Nós vamos lançar mais uma edição do Peixe no Prato e esse vai ser um programa permanente, com o objetivo de garantir segurança alimentar para aquelas famílias em situação de vulnerabilidade e também garantir um preço competitivo para o produtor”, destacou.
Os peixes serão vendidos conforme a sazonalidade da safra. Nesta edição, o programa está sendo lançado com a safra do peixe da pesca artesanal – jaraqui, sardinha, pacu, e curimatã. O lançamento aconteceu na área externa da Escola Estadual Letícia de Campos, rua Canário, s/n⁰, Comunidade Fazendinha, bairro Cidade de Deus.