Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
NO PRATO

Programa viabiliza peixe barato ao consumidor e garante renda ao pescador

Nesta sexta-feira (31) foi lançado o programa Peixe no Prato. A expectativa é levar à mesa do consumidor peixe mais barato e melhorar a renda do pescador artesanal



WhatsApp_Image_2019-11-01_at_09.23.28_4997365A-978A-4957-91FE-ECD47A40253E.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
01/11/2019 às 14:44

A partir de agora, o pescado chegará à mesa do consumidor a um preço mais justo, com isso, melhorará a renda do pescador artesanal, reduzirá o desperdício de peixe e ainda, garantirá o alimento às pessoas em vulnerabilidade social. Este é o programa “Peixe no Prato” lançado nesta sexta-feira (01) pelo Governo do Estado na Comunidade Fazendinha, bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus.

Nesta primeira edição, foram disponibilizados para venda 10 mil peixes e sacolas com itens da agricultura familiar, como cheiro verde, limão, maxixe, pimenta de cheiro, dentre outros e beneficiou mais dois mil moradores do entorno.



“O programa visa trazer o peixe do pescador direto para o consumidor e assim evitando a figura do atravessador. No momento em que nós fazemos isso, nós garantimos o alimento de qualidade, um preço melhor para o produtor e um preço mais interessante para quem compra na ponta”, destacou o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Foto: Euzivaldo Queiroz

Na prática, uma sacola com cinco sardinhas custará dois reais e o consumidor pode comprar 10 peixes e 1 sacola de verdura, que custará dois reais. O projeto é itinerante e vai contemplar várias comunidades carentes de Manaus. De acordo com Lima, a próxima edição acontecerá no dia 15 de novembro, em um local a definir.

“Da mesma forma que também é possível comprar sacolas de verduras por um preço acessível. Nós vamos lançar mais uma edição do Peixe no Prato e esse vai ser um programa permanente, com o objetivo de garantir segurança alimentar para aquelas famílias em situação de vulnerabilidade e também garantir um preço competitivo para o produtor”, destacou.

Os peixes serão vendidos conforme a sazonalidade da safra. Nesta edição, o programa está sendo lançado com a safra do peixe da pesca artesanal – jaraqui, sardinha, pacu, e curimatã.  O lançamento aconteceu na área externa da Escola Estadual Letícia de Campos, rua Canário, s/n⁰, Comunidade Fazendinha, bairro Cidade de Deus.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.