Publicidade
Manaus
Cotidiano, Meio Ambiente, Arborização, Semmas, Água, Árvores, Dia Mundial da Água, Dia da Árvore

Programação especial celebra a Semana da Água e da Árvore, em Manaus

Exposição, distribuição de muas, orientações sobre o corpo e poda de árvores, curso sobre produção de mudas, são algumas das atividades que serão desenvolvidas pelas Semmas e instituições parceiras 14/03/2013 às 15:05
Show 1
Comemoração pelo Dia da Árvore terá atividades como curso sobre produção de mudas, além de distribuição das mesmas
acritica.com Manaus

Uma programação variada se estenderá ao longo de uma semana para marcar a passagem do Dia Mundial da Água e da Árvore em Manaus. As datas são comemoradas oficialmente nos dias 21 (Dia da Árvore na Região Norte e Dia Mundial das Florestas) e 22 (Dia Mundial da Água).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e instituições parceiras, darão início às atividades na próxima segunda-feira (18), e se estenderão até o dia 23. A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, explica que a finalidade do órgão é chamar a atenção para as áreas fins de atuação do órgão, tendo as datas comemorativas como referência.

A programação será aberta com a exposição Arborização Urbana de Manaus, no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), no Piso Açaí, do Manauara Shopping, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Estarão à mostra banners com as atividades de arborização urbana, distribuição de mudas, orientações sobre o corte e poda, folderes com recomendações sobre jardinagem e plantio de árvores.

Na terça e quarta-feiras, 19 e 20, a Semmas estará oferecendo um Curso de Produção de Mudas, voltado para pessoas interessadas em adquirir noções básicas sobre a atividade. Qualquer pessoa pode participar do curso que acontecerá em dois módulos – um teórico e um prático, de 4 horas cada – no Parque Municipal do Mindu (teórico) e no Viveiro Municipal, no Ifam (prática), ambos das 8h às 12h. Será disponibilizado transporte para o segundo dia, saindo às 8h do Parque do Mindu, com destino ao Ifam, no Distrito Industrial 2. Os organizadores avisam não precisa ser especialista para participar.

Na quinta-feira (21), Dia da Árvore na Região Norte, será realizado o Workshop sobre Manejo de Árvores Urbanas, com a finalidade de promover e disseminar as melhores práticas do manejo de árvores e o manuseio correto dos equipamentos.

O evento é voltado para um público específico formado por profissionais que trabalham com corte e poda, ligados a empresas, órgãos públicos, trabalhadores autônomos e especialistas em coleta de sementes. O workshop ocorrerá em um único dia, sendo a parte teórica pela manhã e a prática à tarde, no Parque do Mindu, iniciando às 8h.

No mesmo dia, quinta, 21, equipes da Semmas estarão realizando a distribuição de mudas simultânea em diferentes pontos da cidade: na sede da Prefeitura de Manaus (Zona Oeste), Parque dos Bilhares, Bola do Eldorado e Parque do Mindu (Zona Centro-Sul),  no Centro, Parque Lagoa do Japiim e na sede do Inpa (Zona Sul), na Bola do Produtor, Parque Nascentes do Mindu e Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras (Zona Leste) e no Jardim Botânico Adolpho Ducke, Bola do Manoa e Parque Sumaúma (Zona Norte).

A data que comemora o Dia Mundial da Água, 22/03, será marcada por uma ação desenvolvida em conjunto pela Semmas e o Ministério Público Federal (MPF), com a realização de um roteiro ambiental para conhecer as nascentes do Igarapé do Mindu, no Parque Nascentes do Mindu.

Serão desenvolvidas atividades de plantio de mudas nas margens do igarapé, ação educativa com os moradores do entorno e limpeza da área externa do parque, trilha orientada e distribuição de mudas com a finalidade de proporcionar uma reflexão sobre as conseqüências das ações antrópicas (do homem) nos igarapés da cidade.

A programação se encerra no sábado, 23, com a realização de atividades durante o dia e também à noite, começando com a primeira edição do Projeto Nosso Espaço Verde 2013, a partir das 8h30, no Parque do Mindu.

A partir das 9h, sairá do Parque Lagoa do Japiim, no Japiim com destino ao Parque do Mindu, a 1ª Pedalada Ambiental de Manaus 2013. Durante o trajeto, os participantes farão uma parada para o plantio simbólico de mudas no área do Passeio do Mindu.

À noite, a partir das 19h, ocorrerá o desligamento simbólico das luzes do Parque Lagoa do Japiim, para marcar a adesão da Prefeitura de Manaus à Hora do Planeta, movimento mundial que tem como objetivo despertar a consciência dos cidadão para os impactos do aquecimento global e as conseqüências das mudanças climáticas.

 

 

Publicidade
Publicidade