Publicidade
Manaus
Manaus

Programas que formam jovens aprendizes produzem mão de obra qualificada em Manaus

A Lei da Aprendizagem forma jovens desde 2005 em cursos específicos para determinadas áreas de atuação com bons resultados no mercado de trabalho 08/09/2014 às 10:17
Show 1
Após serem encaminhados pelas empresas para a instituição, o jovem será qualificado e preparado para atuar no mercado
NATHÁLIA ANDRADE ---

Inserir jovens preparados no mercado de trabalho. Esse é o objetivo da Lei da Aprendizagem, que vigora desde 2005 e forma jovens de 14 a 24 anos incompletos em cursos específicos para determinadas áreas de atuação.

Em Manaus, uma das instituições que oferece cursos para menor aprendiz, em parceria com empresas, é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Segundo a supervisora técnica do Senac, Marília Melo, a oferta foi ampliada para atender outro segmento de empresas. “Iniciamos a primeira turma de ‘Aprendizagem profissional comercial em serviços de cozinha’, onde o jovem fica habilitado para desenvolver, como ocupações, auxiliar de cozinha, pizzaiolo e salgadeiro”, ressaltou a supervisora.

O Senac também forma jovens na área administrativa (recepcionista, auxiliar de pessoal e auxiliar administrativo), vendas (operador de telemarketing, promotor e vendedor), supermercado (operador de supermercado, estoquista, atendente de balcão e operador de caixa), turismo e hospitalidade (promotor de eventos, organizador de eventos, camareiro e recepcionista). “Em outubro, na unidade da Cidade Nova, será ofertado o curso de Postos e combustíveis”, frisou Marília.

Informações: 3216-5763.

JOVENS PREPARADOS

O programa “Aprendiz Legal”, do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), que também prepara jovens para o mercado, forma a 30ª turma do curso nesta quarta, qualificando 1389 jovens. De acordo com informações da assessoria do Ciee, 3231 jovens participam do “Aprendiz Legal” no Estado do Amazonas. Desde o início do programa, em 2003 mais de 33 mil já foram beneficiados. Informações: 2101-4250.

Publicidade
Publicidade