Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
solidariedade

Projeto 1+1: voluntários ajudam a alimentar familiares de pacientes no Hospital 28 de Agosto

Voluntários do projeto 1+1 se reúnem toda quarta-feira em frente ao HPS 28 de Agosto para doar refeições



pacientes_FCB40017-34A4-4A57-8DDF-FACFBC9F023A.JPG Voluntários também distribuem sopas e mingau para moradores de rua. Fotos: Junio Matos/Freelancer
30/12/2019 às 10:12

Levar amor em forma de alimento. É isso que os voluntários do projeto 1+1 fazem toda quarta-feira à noite nos arredores do  Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. O movimento solidário, que existe desde o ano passado, tem como foco alimentar familiares de pacientes e moradores de rua do entorno da unidade de saúde.

Fundadora do projeto, a analista de RH e tradutora, Priscila Cabral, informou que teve uma ação especial no último final de semana e explicou que não tem uma quantidade exata de participantes. Mas, atualmente, existe uma equipe fixa de dez integrantes. Além disso, o 1+1 frequentemente recebe ajuda de outras pessoas no dia da semana de entrega da comida.



“O nome 1+1 é exatamente por isso, porque toda quarta-feira tem sempre alguém novo junto ao grupo. O projeto existe desde agosto do ano passado e todas as quartas estamos no local servindo porção de mingau ou sopa para os moradores de rua,  para os profissionais do hospital e da maternidade e os familiares de  pessoas que estão em tratamento médico pelos hospitais”, explicou Priscila.

Os ingredientes e todo o material para preparar as refeições, segundo ela, é doado pelos membros do 1+1 e amigos que apoiam a causa. Mas Priscila avisa que ajuda sempre é bem-vinda para contribuir com o  projeto que surgiu basicamente para exercitar a consciência humana.

“É preciso lembrar que não estamos sozinhos. Há muitas pessoas que precisam de atenção, cuidados e todos nós podemos ajudar o próximo. Algumas pessoas que estão em tratamento médico não têm dinheiro para se alimentar e pagar o transporte de volta pra casa. Outras vêm do interior e se fazemos isso pelo menos uma vez por semana podemos trazer um pouco de conforto a essas pessoas. Estamos aqui de passagem, gosto da ideia de proporcionar um pouco de amor pela estrada da vida”, disse Priscila Cabral.

Nos encontros para entregar as refeições, o 1+1 fornece sopas, mingau  e algumas vezes levam quentinhas, como na ação  especial que o grupo fez no último sábado. Neste dia, os voluntários distribuíram mais de 150  quentinhas. “Esse é o segundo ano que estamos fazendo a ceia especial de fim de ano. Então,  produzimos em torno de 200 refeições junto com refrigerantes e sobremesas para que as pessoas se sintam preenchidas. Um pouco amadas e acarinhadas nesse final de ano”, afirmou a também coordenadora do 1+1.

E essa iniciativa solidária ajuda não apenas quem esta recebendo a refeição, mas também para quem faz a doação, conforme o engenheiro de telecomunicações, José Neto. “A gente acaba se solidarizando com as pessoas que vemos lá todas as semanas. Eu comecei alguns meses depois que o 1+1 iniciou, conheci o mesmo através de uma amiga. Ela me chamou e comecei a ajudar, gostei e acabei ficando”, revelou.

O engenheiro, que ajuda na coordenação, contou que o projeto tem membros itinerantes e que é importante a adesão de novos membros. “O meu papel e o da Mônica (amiga voluntária) é manter o projeto vivo todas as quartas, sem exceções. O retorno é levarmos alimento, mesmo que com nossas limitações a quem tem fome. A gente atende pessoas do 28 de Agosto e moradores de rua que se abrigam lá no hospital também devido ser mais seguro”, explicou Neto.

E quem tiver interesse em ajudar o 1+1 basta comparecer no local todas as quartas, a partir das 19h, ou visitar a rede social do projeto no Instagram (@amor1mais1) e entrar em contato.

News 67871831 2375776725837034 8549020935401766912 n b8a48296 b506 45ea 8ef1 41a701c3e456
Repórter de Cidades
Formada em 2010 pela Uninorte, é pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais pela Faculdade Boas Novas. Repórter de Cidades em A Crítica desde 2018.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.