Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
PROGRAMAÇÃO

Projeto Atenção à Saúde acontece pela segunda vez no sábado (15) em Manaus

O objetivo do evento é levar atendimentos clínicos à população carente. Os contemplados serão moradores do entorno da Área Missionária, no bairro Tarumã



atendimento_m_dico_B923519C-88A6-41E0-8E8F-BE88781BCFC2.JPG Vão participar da segunda vez do projeto 150 profissionais de saúde (Foto: Reprodução Internet)
09/09/2018 às 12:37

Promoção à saúde também é um dos focos da Arquidiocese de Manaus. O projeto Atenção à Saúde que acontece pela segunda vez tem como objetivo levar atendimentos clínicos à população carente de várias partes da cidade. Os contemplados serão os moradores do entorno da Área Missionária localizada no bairro Tarumã, zona Oeste da Capital.

O projeto Atenção à Saúde acontece no próximo sábado (15), no Centro de Ensino de Tempo Integral Garcitylzo do Lado e Silva situado na rua Hernandez, no mesmo bairro com inicio às 7h30 e previsão de término às 13 horas. Ao todo, 150 profissionais da saúde, entre médicos de várias especialidades, assistentes sociais, enfermeiros e demais agentes participam como voluntários no projeto. A ação mobilizada pela Pastoral da Saúde visa atender especialmente os indígenas que moram naquele local.



"A Pastoral da Saúde atua em três dimensões, e uma delas é na dimensão comunitária. Nesse ano, focamos as ações nessa localidade por que lá possui uma área indígena, um assentamento com várias etnias, o atendimento será prioritário a eles, mas toda a comunidade poderá participar. O foco também serão as crianças, nós fizemos um levantamento e existem muitas crianças no entorno da área missionária. Não é fácil mobilizar tantos voluntários e profissionais", explica a coordenadora da Pastoral da Saúde, Nízia Sato.

Segundo a coordenação, a expectativa é de que 800 pessoas sejam atendidas. “A pastoral da saúde é uma das pastorais sociais que fazem parte da Arquidiocese de Manaus, e realmente muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho. O nosso desejo é mobilizar e chamar mais e mais profissionais e voluntários para que essas ações se espalhem na cidade”, reforça Sato.

A Pastoral da Saúde está instalada em várias comunidades e quem quiser levar essa ação para uma área carente deve procurar a paróquia situada no próprio bairro, enquanto coordenação central, a pastoral encaminha documentos e mobiliza parceiros para que a mesma ação seja realizada em outras comunidades. De acordo com a coordenadora, a ação é uma chamada feita pelo arcebispo metropolitano, Dom Sergio Castriani.

“Em nome da Arquediocese de Manaus, convido toda a população que queira nos ajudar nessa missão, missão difícil, mas muito gratificante que se sinta acolhido. Procure a sua paróquia, a sua comunidade e se coloque a disposição. É uma missão de caridade e solidariedade”, ressalta Nízia Sato.

Serão ofertadas atendimento clínico geral, estarão presentes pediatras, enfermeiros dentre outros profissionais da saúde. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Fundação Alfredo da Matta (Fuam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e paróquias da Arquidiocese de Manaus. Mais informações pelo contato: (92) 3212 – 9047.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.