Publicidade
Manaus
Manaus

Projeto “Brincando na Rua” tem mais uma edição neste sábado (24)

Só nos primeiros sete meses de 2013, 1770 crianças foram contempladas pelo projeto, sendo 18 bairros atendidos 21/08/2013 às 17:14
Show 1
Todas as atividades do projeto são monitoradas por uma equipe de professores e estagiários de Educação Física da Secretaria
ACRITICA.COM* Manaus - AM

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realiza neste sábado (24) mais uma edição do “Brincando na Rua”. O projeto espera a quantidade média de 300 crianças e, desta vez, será sediado na Escola Municipal João Alfredo, no Bairro da Paz, Zona Centro-Oeste de Manaus, das 8h às 12h.

Segundo a gerente pedagógica da Semjel, a professora Keicyane Angelim, o contato das crianças com essas brincadeiras é importante, já que brincar é uma atividade essencial para a saúde. “Este ato proporciona o desenvolvimento cognitivo, físico, social, e bem-estar emocional das crianças, além de ser uma forma importante de comunicação, já que ultimamente os jovens têm cada vez mais se ‘excluído’, pois estão bitolados às atividades solitárias, como o vídeo game”, explicou Keicyane.

Ainda de acordo com a professora, o "Brincando na Rua" deste fim de semana vai contemplar as seguintes modalidades: Pula Corda, Dominó, Tênis de Mesa, Corrida de Saco, Futebol de Travinha, Pula-Pula, Cabo de Guerra, Jogo de Dama, Corrida Estafeta, Perna de Pau, entre outros.

Cinco pontos positivos da brincadeira

Para a gerente de atividades especiais, a psicóloga Laila Bruna Aguiar, a brincadeira oferece oportunidades positivas às crianças. A profissional destaca cinco pontos:

1 - Mostra suas características, seus sentimentos, desejos que muitas vezes não consegue expressar através da fala;

2 - Desenvolve a imaginação e criatividade;

3 - Aprende a controlar o ambiente e seu comportamento neste meio;

4 - Fortalece suas habilidades sociais, ou seja, "diferentes classes de desempenho”, como empatia, autocontrole, expressividade emocional, habilidades sociais acadêmicas e outros;

5 - Estimula a interação com o mundo.

Projeto já atendeu 1.770 crianças este ano

Em 2012, o “Brincando na Rua” contemplou 24 bairros e atendeu 2.150 crianças. Este ano, a Semjel quer superar este número. Só nos primeiros sete meses de 2013, 1770 crianças foram acolhidas pelo projeto, sendo 18 bairros atendidos.

Todas as atividades do projeto são monitoradas por uma equipe de professores e estagiários de Educação Física da Secretaria. As comunidades que desejarem levar o “Brincando na Rua” para seu bairro, basta dar entrada com ofício de solicitação na sede da Semjel, localizada na Alameda Cosme Ferreira, 871, Coroado II. A agenda dos meses de agosto, setembro e outubro estão lotadas, mas ainda existem vagas para novembro e dezembro.

*Informações da Assessoria de Imprensa da Semdej

Publicidade
Publicidade