Projeto da UEA cria roteiro turístico inclusivo no Inpa para pessoas surdas
Roteiro será lançado nesta quarta-feira (8) no Bosque da Ciência/Inpa. Passeio terá o suporte de celulares com base no sistema de inteligência artificial "Giulia - Mãos que Falam"
Em comemoração ao Dia Estadual e Nacional do Turismo, um roteiro inclusivo com foco na acessibilidade para visitantes surdos será lançado nesta quarta-feira (8), às 9h, no Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.
A visitação turística para surdos é resultado de um projeto de pesquisa do aluno de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Thiago Souza, sob orientação da professora do Curso de Turismo da UEA, doutora Selma Batista.
O roteiro inclusivo terá o suporte de celulares com base no sistema de inteligência artificial "Giulia - Mãos que Falam", instrumento de tecnologia assistiva que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e foi realizado em parceria com a equipe de desenvolvimento da startup Map Innovation e apoio da Samsung Ocean.
Ambiente do Roteiro Inclusivo
O aplicativo já está disponível para download em smartphone, mas, o ambiente do Roteiro Inclusivo, estará disponível somente a partir do dia 8 de maio. Nesta data, a pessoa surda, poderá baixar o ambiente do aplicativo no celular e mediante a retirada de um kit na portaria do bosque poderá acessar as informações dos atrativos em Libras, por meio da leitura de QRCodes.
Segundo a professora, com o acesso ao novo ambiente do aplicativo, o objetivo é romper as barreiras e dar acessibilidade aos espaços públicos de turismo e lazer, garantindo a participação plena e efetiva da pessoa surda em condições de igualdade na sociedade.
*Com informações da assessoria de imprensa.