Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
69.jpg
publicidade
publicidade

GRÁVIDAS ATIVAS

Projeto da Ufam oferece atividade física gratuita para grávidas em Manaus

As inscrições estão abertas para gestantes a partir do 3º mês, com vagas limitadas. Elas farão hidroginástica, pilates e musculação


29/08/2017 às 11:54

A prática regular de exercícios físicos adequados sob a supervisão profissional gera uma série de benefícios antes, durante e depois da gravidez. A Atividade Curricular de Extensão (ACE) “Grávidas Ativas”, promovida pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abriu inscrições para aulas de atividade física gratuitas para gestantes a partir do 3º mês em Manaus. As vagas são limitadas.

As inscrições serão recebidas até meados de setembro e as atividades terão início no mesmo mês, nas segundas e quartas, às 8h30, na sede da Feff. As participantes farão hidroginástica, pilates e musculação, com séries específicas conforme o tempo de gestação e o condicionamento físico. “Há evidências científicas sobre os ganhos em saúde quando a mulher pratica atividades físicas durante a gravidez, como o controle dos níveis glicêmicos, da pressão arterial e do peso”, aponta a coordenadora do projeto, professora Roseanne Autran.

Para participar, é importante que as interessadas apresentem autorização médica atestando ausência de riscos como hipertensão descontrolada, diabetes ou complicações cardíacas. De posse da autorização do obstetra, da comprovação do período gestacional e dos exames básicos (cardíaco, hemograma e perfil lipídico), a grávida será submetida a uma avaliação física do estilo de vida já no âmbito do projeto, pela qual se verificará se ela era ativa ou sedentária antes da gravidez e se o nível de peso é normal, sobrepeso ou obesidade. As grávidas atendidas no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) serão encaminhadas ao projeto.

Ao final dos seis meses, os indicadores serão reavaliados pelos preparadores e o projeto terá acesso aos dados da mãe e da criança, para verificar, por exemplo, o tempo de recuperação e o peso do recém-nascido. Entre os principais benefícios da prática de exercícios na gravidez estão o fortalecimento dos músculos que auxiliam no parto e a liberação de hormônios como adrenalina, noradrenalina e serotonina, todos eles ligados à sensação de prazer e bem-estar.

Ou seja, inclusive os fatores psicológicos ficam preservados se há uma gestação saudável. Para reforçar essa ideia de autoestima, todas as participantes farão uma sessão de fotos, também gratuita, quando o projeto encerrar. O fotógrafo é o professor Kemel Fonseca, da Feff.

Acompanhamento

Segundo a docente, seis discentes que já cursaram a disciplina “Atividade Física e Gestação”, ministrada por ela, irão acompanhar a média de 25 grávidas durante os seis meses de duração do projeto. “Os grupos são pequenos por se tratar de atividade voltada a um grupo especial, que necessita de acompanhamento próximo”, enfatiza a coordenadora. Esses preparadores cursam o Bacharelado em Educação Física com habilitação em Promoção da Saúde. “Eles são preparados para atuar, por exemplo, em academias, clubes e unidades de saúde”, completa.

Outro fator importante para manter a saúde e a qualidade de vida é que a gestante se mantenha ativa nos dias em que não há atividades do projeto na Ufam. As caminhadas curtas e as atividades laborais regulares são recomendadas pela professora. Segundo ela, quem já era ativa não precisa evitar a musculação durante o período do projeto, apenas deve ter mais cuidado de acordo com as posições e com o tempo de gestação.

Renovação

A Feff já possuía um projeto similar, com atividades físicas voltadas para esse público e que funcionou entre os anos de 2014 e 2016. Após ter sido aprovada no concurso para docente, em fevereiro deste ano, a professora Roseanne Autran elaborou um novo projeto, que foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão para este segundo semestre, e quer ir além.

“Pretendemos promover a vinculação dessa atividade à pesquisa, com investigações sobre a condição física e psicológica das participantes”, destaca. Também no âmbito do projeto, serão realizadas palestras sobre a importância da atividade física antes, durante e depois da gestação. “Em geral, na fase de pós-puerpério (quando o bebê nasce), a mulher esquece um pouco de si. Mas ela também precisa continuar cuidando da saúde dela”, enfatiza a docente. O próximo passo do projeto é torná-lo um programa de extensão.

Serviço

O quê: Atividade Curricular de Extensão (ACE) “Grávidas Ativas”
Onde: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), setor sul do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Telefones: (92) 99442-0127 / (92) 99198-2120
Emails: reseautran@gmail.com / thalyson_moraes@hotmail.com

*Com informações da assessorial de imprensa

publicidade
publicidade
Espetáculo desenvolvido por alunos da UEA é apresentado nesta quinta (25)
UEA está com inscrições abertas para projeto Escola do Meio Ambiente (EMA)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.