Publicidade
Manaus
Manaus

Projeto de escola estadual de Manaus estimula os estudantes à fazerem pesquisa científica

Trabalho dos alunos da Escola Estadual Dom Milton Pereira, na Zona Norte de Manaus, aborda temáticas sobre os principais problemas enfrentados na cidade 27/10/2015 às 11:12
Show 1
Entre as temáticas debatidas, está problemas enfrentados na cidade como saúde, transporte e segurança pública. O resultado do estudo gerou uma espécie de TCC
kelly melo ---

Adquirir um pensamento mais crítico, entender o processo de formação da sociedade e ouvir as mazelas da população. Esse foi um trabalho de aula realizado por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Milton Pereira, na Cidade Nova 2, na Zona Norte. Segundo o professor responsável pela iniciativa, Girlano Barbosa, a atividade foi desenvolvida no intuito de aproximar os estudantes das formas de pesquisas e de uma futura vida acadêmica, dentro das faculdades.

Há três anos na escola, o professor Girleno leciona sociologia para mais de 90 alunos entre o 1º e 3º ano. Para realizar um trabalho diferente com os estudantes, ele propôs uma pesquisa de campo para cada turma, abordando temáticas sobre os principais problemas enfrentados na cidade como saúde, transporte e segurança pública. O resultado do estudo gerou uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujos resultados serão apresentados na manhã de hoje, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). “Eu queria que eles pensassem e refletissem sobre os problemas da comunidade e em cima disso, aprendessem o que realmente é cidadania”, afirmou Barbosa.

A aluna Samara Cortês, 23, será a responsável por apresentar o trabalho aos parlamentares. Ela contou sobre as dificuldades que a turma enfrentou para fazer a pesquisa e afirmou que as questões da segurança pública tem deixado muitas pessoas insatisfeitas. “Mais de 90% dos nossos entrevistados disseram que não estão satisfeitos com o atendimento nas delegacias os Companhias Interativas. Por outro lado, também descobrimos que a polícia realiza projetos para diminuir a criminalidade, pois é mais fácil ensinar uma criança do que ressocializar uma pessoas que está no crime”, opinou ela.

O estudante Caio Dutra, 23, pretende se formar em engenharia civil. Enquanto o sonho não se torna realidade, o jovem se diz sensibilizado também acerca das problemáticas enfrentadas na área da saúde. “A minha equipe ouviu as pessoas no SPA Danilo Corrêa e o que mais nós ouvimos foram pessoas reclamando da falta de médicos e remédios. Vimos uma mãe, por exemplo, esperar atendimento para o filho deficiente por horas, mas ela cansou de ficar na fila e foi embora. Espero que esses resultados comovam as autoridades para tomar providências”, afirmou o rapaz.

Saiba mais

Material em vídeo Intitulado “Deixe o seu legado”, o projeto faz alusão aos 30 anos da escola Dom Milton e envolveu aproximadamente 90 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Além da parte teórica, os estudantes também confeccionaram vídeos para documentar cada entrevista realizada para a pesquisa de campo. O material está disponível no Youtube. Hoje, as turmas vão entregar uma cópia do projeto aos parlamentares na Aleam.

Publicidade
Publicidade