Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
HERÓIS

Projeto fotográfico homenageia profissionais da Saúde no Hospital 28 de Agosto

'Além das Máscaras' registra a luta diária de profissionais e assim, trabalham questões como a autoimagem e o sentimento de valorização de colaboradores



WhatsApp_Image_2020-06-17_at_20.57.31_C66331BE-1612-4C8B-9783-E066958DA390.jpeg Foto: Alexandre Cavalcante
18/06/2020 às 07:28

É por meio da fotografia que profissionais da saúde e de setores administrativos, que atuam na linha de frente no combate a pandemia do novo coronavírus são homenageados no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.

O projeto “Além das Máscaras”, criado pelo setor de psicologia do HPS, registra a luta diária de profissionais e assim, trabalham questões como a autoimagem e o sentimento de valorização de colaboradores.



De acordo com o psicólogo e coordenador da iniciativa, Alexandre Cavalcante, o projeto é uma contribuição do setor de Psicologia após presenciar a batalha dos profissionais da saúde no enfrentamento a pandemia.

Para ele, se há bons índices de altas hospitalares é porque houve empenho dos profissionais da saúde, por isso, merecem ser reconhecidos por todo o risco ao qual se submetem.

“Sou psicólogo no hospital e percebi, durante os últimos meses, o quanto a motivação dos funcionários era importante para a saúde psíquica. Estou percorrendo os setores para fotografar essa luta que fará história para que os servidores mostrem a seus familiares e amigos o quanto são importantes no combate à Covid 19 e na recuperação da saúde de alguém”.

Porém a possibilidade de realizar o projeto fotográfico em que se necessitaria entrar em salas e enfermarias sob o risco de contaminação não aconteceu da noite para o dia. A iniciativa foi idealizada e escrita em maio, após os trâmites administrativos, a implementação do trabalho ocorreu no começo de junho.

“Antes de tomar esse passo, conversei com meus familiares e colegas do setor. Eu recebi apoio de todos os lugares e logo formalizei um documento em conjunto ao núcleo de educação permanente do HPS para apresentar a ideia à direção. Para a minha alegria, a equipe abraçou a iniciativa”, disse ele, que comenta sobre a aceitação por parte dos profissionais.

“Durante as sessões fotográficas, registro a emoção dos funcionários. Eles ficam orgulhosos de chegarem até aqui, emocionados e já recebi feedbacks positivos de funcionários. Espero que a população possa conhecer o projeto e identifiquem amigos, familiares e pessoas que estão aqui fazendo a diferença na linha de frente”.

Atualmente, as fotografias continuam em produção e a ideia, segundo Alexandre, é montar um grande mural com imagem de funcionários da saúde e administração. Ele também compartilha as fotos para que os colaboradores possam compartilhar em redes sociais.

“Continuo percorrendo os setores e planejamos elaborar um mural onde os funcionários possam visualizá-las na unidade, mas atendendo aos pedidos também estou compartilhando com eles para que postem em suas redes sociais. Muitos ficam felizes em publicar uma foto, melhor produzida, do seu dia a dia”.

Saúde mental dos profissionais

Desde março, quando o novo coronavírus chegou à capital amazonense, centenas de profissionais em hospitais do Amazonas iniciaram a guerra de enfrentamento contra a pandemia. Conforme o psicólogo, a luta contra o novo coronavírus intensificou conflitos internos de profissionais da saúde que sofriam com a perda constante de pacientes.

“Não é fácil lidar com perdas e não falo apenas de pacientes. Infelizmente, o luto por amigos queridos do trabalho também aumenta a tensão, por isso a importância de um projeto que focasse na autoestima dos servidores, reforçando o sentimento de pertencimento a uma unidade e guardando esse registro para a posteridade”.

Processo fotográfico

Para não interferir nos procedimentos médicos realizados no HPS, o processo de fotografia acontece em horários nos quais os profissionais possam fazer pausa para um clique. Aproximadamente 120 servidores já participaram do ensaio fotográfico e o psicólogo Alexandre Cavalcante conta que continua percorrendo os andares do 28 de Agosto para fazer mais fotos.

“Geralmente isso toma boa parte da manhã na qual eu trabalho, contudo para agilizar levo cerca de 5 horas por dia para selecionar e as editar. No momento, apenas eu fico responsável pelo registro fotográfico e edição, mas recebo suporte de colegas para mobilizar as equipes, coletar assinaturas de participantes. Também sou fotógrafo particular então trazer a Fotografia para o Setor de Psicologia foi mesclar duas paixões”, finalizou ele.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.