Publicidade
Manaus
ZONA CENTRO-OESTE

Projeto social e escola promovem evento de prevenção ao suicídio no bairro Alvorada

Atividade marca o lançamento oficial do Projeto Parceiro da Escola, que busca oferecer atendimento com profissionais especializados a toda comunidade escolar 28/09/2017 às 20:00
Show setembro 123
O evento faz parte do Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha mundial de prevenção ao suicídio. Foto: Reprodução/Internet
acritica.com Manaus (AM)

O Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha mundial de prevenção ao suicídio, está chegando ao fim. Mas as ações que buscam prevenir os casos não devem parar por aí. Pensando nisso, o Projeto Parceiros da Escola (Propae) promove nesta sexta-feira (29) um evento sobre tema na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste.

A atividade acontece em três horários diferentes para atender a todos os turnos da escola. Os horários são às 9h30, às 15h30 e às 20h. O evento contará com palestras e outras ações didáticas sobre prevenção ao suicídio. Pais, mães, responsáveis pelos alunos, autoridades locais e imprensa também são convidados da ação, que marca o lançamento oficial do projeto na escola.

Iniciativa

O Propae é um programa que está sendo implantado na escola com o objetivo de interagir com a comunidade escolar, oferecendo atendimento e acompanhamento de vários profissionais. A equipe é formada por psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, que vão atuar voluntariamente em conjunto com a escola para atender não apenas alunos, mas também os núcleos familiares e funcionários do colégio.

Na coordenação do projeto, o assistente social Luciano Maquiné afirma que a ideia surgiu a partir da observação de diversas problemáticas encontradas nas escolas. “É visível a necessidade que se tem da ação de uma equipe com esses profissionais para ajudar a amenizar esses casos, nos quais os alunos passam por problemas pessoais ou familiares e isso acaba influenciando o desempenho escolar”.

Difusão

Inicialmente, o projeto se concretiza apenas na Escola Severiano Nunes, mas a ideia é que se torne um modelo e seja implantado em vários outros centros educativos. O gestor da escola, Dalmir Salazar, comenta que o Propae atende às problemáticas vividas na realidade das escolas.

“Esse projeto é fundamental para o momento em que estamos vivendo, no qual as escolas passam por vários problemas. Eu diria que estamos passando por uma reforma não física, mas emocional e trabalhar essa estrutura emocional é essencial para a comunidade escolar”.

 Serviço

Local: Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada na Zona Centro-Oeste de Manaus, bairro Alvorada.

Quando: Sexta-feira (29)

Horários: em três edições, atendendo aos três turnos da escola: às 9h30, às 15h30 e às 20h

Atividades: palestras com psicólogos, ações didáticas de prevenção ao suicídio e lançamento oficial do Propae (Projeto Parceiros da Escola)

LEIA MAIS 

Prevenção ao suicídio é tema de simpósio durante o Setembro Amarelo

Manaus é a nona capital em suicídios, e especialistas cobram investimentos em prevenção

Publicidade
Publicidade