Publicidade
Manaus
Manaus

Projeto visa reorganizar as principais ruas do Centro de Manaus até dezembro

O ‘Viva Centro’ foi lançado no sábado pela Secretaria Municipal do Centro (Semc). As ações começaram pelas ruas Marcílio Dias e Doutor Moreira 12/08/2013 às 07:27
Show 1
O projeto compreende a uma série de ações para colocar ordem no Centro de Manaus, segundo informou a Semc
carolina silva Manaus

As barracas de camelôs ocuparam as calçadas das principais ruas do Centro de Manaus ao longo dos últimos anos e o espaço do pedestre foi se reduzindo cada vez mais. Com o ‘Viva Centro’, a expectativa da população é para a reorganização das barracas de camelôs que serão reduzidas ao seu tamanho original.

O projeto compreende uma série de ações para colocar ordem na área. A prefeitura vai reordenar 18 ruas da região central da cidade, mais a Praça da Matriz. O ‘Viva Centro’ foi lançado no sábado (10) pela Secretaria Municipal do Centro (Semc). As ações começaram pelas ruas Marcílio Dias e Doutor Moreira.

O auxiliar administrativo Alexandre Monteiro, 28, que trabalha num escritório no Centro e circula diariamente pelas calçadas da região conhecem bem a dificuldade para se ter o espaço de direito respeitado.

“Os camelôs são espaçosos. Não contentes em colocar os produtos somente nas barracas, ainda colocam em tabuleiros, no chão, e o espaço da calçada vai diminuindo”, criticou.

Na opinião da bancária Alessandra Leal, 32, as calçadas do Centro pedem mais atenção. “Ao longo dos últimos anos todos vinham ignorando que a calçada é do pedestre e não exclusivamente dos camelôs. Espero que com essa reorganização cada um fique no seu espaço”, disse.

O projeto ‘Viva Centro’ ainda conta com a participação integrada de diversas secretarias para a execução de ações como recuperação de calçadas, meios-fios e sarjetas. “Agora, o estranho vai ser aquele que desrespeitar as ordens”, declarou o titular da Semc, Rafael Assayag.

O ‘Viva Centro’ também vai abranger as ruas e avenidas: Guilherme Moreira, Marechal Deodoro, Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro, Quintino Bocaiúva, Theodoreto Souto, Henrique Martins, Saldanha Marinho, Barroso, Joaquim Sarmento, da Instalação, Lobo D’Almada e 24 de maio.

Meta é reorganizar 18 vias do Centro
O projeto ‘Viva Centro’vai promover a reorganização das principais ruas da área central da cidade. O reordenamento começou pelas ruas Marcílio Dias e Doutor Moreira. Até o dia 28 de dezembro, 18 ruas, mais a Praça da Matriz, serão reordenadas pela Secretaria Municipal do Centro (Semc).

O projeto ainda conta com a participação integrada de diversas secretarias para a a execução de ações como recuperação de calçadas, meios-fio, sarjetas, sistema de iluminação pública, recapeamento das vias, instalação de bancos, mobiliário urbano e despoluição visual. A prefeitura também anunciou a reorganização das barracas de camelôs.

De acordo com a prefeitura, as ações serão executadas pelas secretarias responsáveis e seguirão um cronograma.

A cada quinze dias, sempre aos sábados, o trabalho de reordenamento será feito .Embora a realização do projeto seja aos sábados, as secretarias envolvidas vão manter uma fiscalização constante nas áreas reorganizadas.

Ordem

O titular da Semc, Rafael Assayag explicou que o lojista agora vai voltar com seus manequins e outros produtos para dentro da loja, o camelô vai reduzir o tamanho da sua barraca para o tamanho original conforme o projeto municipal

Publicidade
Publicidade