Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Manaus

Projeto ´Viva Centro’ pretende desobstruir Rua Marquês de Santa Cruz no centro de Manaus

Implurb promete solução para retirar o comércio irregular da rua na próxima semana como parte do projeto “Viva Centro”



1.jpg Ruas do centro antigo serão ordenadas para a reinauguração do Adolpho Lisboa
20/09/2013 às 09:48

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) fará a desobstrução do passeio público na rua Marquês de Santa Cruz, no Centro.

Apesar de já ter sido alvo de outras operações do Implurb, este ano, a rua continua sendo motivo de reclamação para os frequentadores da área.

Por falta de espaço para andar pelas calçadas, os pedestres têm que andar pelas ruas, disputando espaço com carros estacionados e em circulação.

A dona de casa Márcia Araújo, 34, é a mãe do pequeno Mateus Ramon de dois anos de idade, que se arrisca com a criança, andando pela divisa da rua, feita concreto. “É muito difícil para mim, porque eu venho sempre ao Centro fazer compras e tenho que trazer meu filho. A gente tenta passar pelas calçadas, mas elas estão cheias de produtos. A gente vai desviando e ainda tem aqueles mal educados que ficam gritando no nosso ouvido pra comprar. Aí, o jeito é ir pela rua”, conta.

A irmã dela, Maria Raimunda Araújo, 47, conta que, para ajudar, ela acompanha a irmã. “Ela vem cheia de sacola e essa via aqui é mão dupla. Então, o cuidado tem que ser redobrado, até porque os carros ficam estacionados em via pública. Às vezes, em fila dupla, e a gente tem que ir para o meio da rua mesmo”, ressalta.

A aposentada Francisca Maciel de 70 anos, mora no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul, e conta que faz questão de ir ao Centro comprar peixes e verduras. “Aqui temos preços acessíveis, mas a falta de estrutura das ruas e calçadas acabam nos prejudicando. Eu sou uma senhora de idade, não tenho condições de ficar subindo e descendo as calçadas. Por isso, vou logo pelo meio da rua porque é a única forma de andar em um espaço plano”, desabafa.

A ação de obstrução de logradouro público, por expositores e bancas de lojistas, está agendada para a próxima semana, na via. Fiscais vão fazer a vistoria na rua, orientando lojistas a removerem os objetos do passeio público.

O trabalho consiste em orientar lojistas a fazerem as adequações de publicidades, banners, fachadas, dentro de padrões estabelecidos especialmente para a área do Centro, por se tratar de sítio histórico.

Nessa rua, o Implurb já realizou ações para adequação de publicidade, dentro do projeto “Manual de Placas”, com atuação da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.