Domingo, 18 de Agosto de 2019
protesto contra carga tributária

Lojas de shopping venderão produtos sem impostos no 'Dia da Liberdade de Impostos'

Este ano, em sua 6ª edição, 60 lojistas vão retirar os impostos de alguns produtos e vender ao consumidor final com valores reais. Participam da ação lojas de diversos segmentos, como: calçados, vestuários, restaurantes e eletroeletrônicos



manauara.JPG Lojas do centro de compras colocarão pelo menos três itens com preços desonerados à disposição dos clientes (Foto: Arquivo AC)
30/05/2016 às 21:55

Nesta quinta-feira (2), a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem de Manaus), integrada à CDL Manaus em parceria com o Manauara Shopping lança as atividades do Dia de Liberdade de Impostos (DLI). A abertura será às 9h, no piso Castanheiras, ao lado do Molen Cafés Especiais.

Este ano, em sua 6ª edição, 60 lojistas vão retirar os impostos de alguns produtos e vender ao consumidor final com valores reais. Participam da ação lojas de diversos segmentos, como: calçados, vestuários, restaurantes e eletroeletrônicos.

Para o coordenador estadual da CDL Jovem Manaus, Erick Bandeira de Melo, a mudança no formato do DLI, que ao invés de ser realizado em um posto de gasolina será em um centro de compras é uma ruptura que trará maior conscientização sobre a formação da carga tributária juntos aos consumidores. 

“Antes realizávamos a ação em um posto de gasolina, mas junto às lojas de consumo, serviços e alimentos, vamos atingir um maior número de consumidores”, disse. Ele disse, ainda, que os lojistas vão assumir o valor respectivo ao imposto e colocarão à disposição itens com valores diferenciados.

Mudança 

O DLI acontece há 30 anos e tem como objetivo mostrar a população a incidência de carga tributária embutida nos produtos. Nos últimos anos, o DLI vinha acontecendo no mês de maio, quando, somado desde o dia 1º de janeiro a maio, se tinha os dias úteis trabalhados somente para pagar impostos. “Este ano, devido ao aumento de dias trabalhados, a ação será em junho. Há o registro de 154 dias trabalhados para pagar impostos”, disse o vice coordenador da CDL Jovem, Luiz Eduardo Leal. Em 2015, a soma era de 151 dias trabalhados.

Segundo Luiz, mais de 60 lojistas do Manauara Shopping vão participar da ação deste ano “Acreditamos que a população irá gostar muito da ideia”.

Para a lojista e responsável pela ação junto aos empresários no Manauara, Evelise Pessoa, “participar do DLI serve para conscientizar a população dos gastos com a carga tributária e reforça que os empresários não são carrascos, como são considerados, às vezes. Os impostos são altos demais”. Ela informou, ainda, que cada lojista deve colocar ao menos três itens em suas prateleiras sem a cobrança de impostos.

Para o superintendente do Manauara Shopping, Rodrigo Galo, a ação da CDL Manaus, através da CDL Jovem, vem ao encontro com as iniciativas voltadas para o consumidor, similares às que já ocorrem no shopping. 

A CDL Jovem é um grupo de jovens empreendedores que promovem eventos de networking, mobilização e aprendizado. A missão é fortalecer o Movimento Lojista Jovem, através da criação e desenvolvimento das CDLs Jovem para que elas aperfeiçoem os futuros líderes do Movimento Lojista.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.