Publicidade
Manaus
Manaus

Propostas do Plano Municipal de Educação são definidas pela Semed em reunião

Com as propostas sistematizadas para os próximos 10 anos, o Plano Municipal de Educação (PME) segue aval do Executivo 15/05/2015 às 11:29
Show 1
Para a secretária Kátia Schweicardt, com o PME a educação dará um alto qualitativo
naférson cruz ---

O documento base para a criação do primeiro Plano Municipal de Educação (PME), composto por 20 propostas e 243 metas, foi concluído ontem durante a reunião realizada na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Participaram da conclusão do “plano”, a titular da Semed, Kátia Schweicardt, professores, especialistas e integrantes do Fórum Municipal de Educação (FME), onde se debateu as sugestões sobre as temáticas que compõem o documento para a criação do PME.

Com o arremate das propostas e metas, agora o documento segue para o Executivo (Casa Civil), que posteriormente o enviará para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). A previsão é que o plano seja aprovado e sancionado até o dia 24 de junho deste ano.

A secretária da Semed, Kátia Schweicardt, ressaltou que a educação tem que se preparar para novos desafios e o que plano foi norteado com a participação de toda a sociedade.

Segundo a gestora da educação municipal, o objetivo do plano é promover melhorias na qualidade da educação, nas condições de trabalho do docente, a erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar, dentre outras medidas.

Definição de prazosO professor e coordenador do Fórum, Rosélio Souza, informou que faltava definir apenas as estratégias e inconsistências do plano, como a questão dos financiamentos e prazos. “Antes de ser enviado a Câmara e ao Executivo tínhamos que observar tudo que está no planejamento estratégico previsto para alcançar a educação básica e superior”, comentou.

Entre os eixos temáticos do plano pontuados pelo coordenador está a melhoria dos índices, desde a educação infantil até o ensino superior, financiamentos para o setor e a de gestão democrática.

De acordo com ele, algumas das 20 metas serão atingidas a curto prazo e outras serão alcançadas ao longo dos 10 anos previstos pelo PME. “É claro que isso exige muito do alinhamento do plano municipal em relação ao nacional e estadual. Se estas três forças trabalharem juntas e todas políticas públicas educacionais votadas no Congresso Nacional e pelo Executivo em relação a implementação, há uma grande possibilidade de em 10 anos termos uma grande mudança na educação pública no País”, completou Rosélio.

Entenda o PMEO

Plano Municipal de Educação (PME) trata do conjunto da educação no âmbito Municipal, expressando uma política educacional para todos os níveis, bem como as etapas e modalidades de educação e de ensino. Sua elaboração está preconizada no Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei nº 13.005/2014.

Publicidade
Publicidade