Publicidade
Manaus
Manaus

Prorrogada a campanha nacional de vacinação contra a poliomelite até o dia 12 de dezembro

Sem atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a poliomelite irá até o dia 12 de dezembro no Brasil. A vacina é destinada as crianças com idade inferior a 5 anos. 29/11/2014 às 10:56
Show 1
As unidades básicas de saúde de Manaus funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h até o dia 12 de dezembro.
Cynthia Blink Manaus (AM)

A aplicação das vacinas contra a poliomelite foi prorrogada no Brasil inteiro até o dia 12 de dezembro devido ao baixo alcance do público alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde pretendia vacinar 95% das crianças (menores de 5 anos) de todo o país em 20 dias de campanha nacional de vacinação, do dia 8 até 28 de novembro.

No Amazonas, segundo a coordenadora estadual do programa de imunização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Izabel Nascimento, apenas 72% das crianças receberam a vacina contra a poliomelite e 48% foi vacinada contra o sarampo no período da campanha. Para a coordenadora, as datas da campanha não ajudaram. “No primeiro dia de vacina (8 de novembro) foi também o dia de fazer as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), isso foi um dificultador para alcançar mais crianças, além do próprio mês de novembro que é um período complicado para esse tipo de ação”, justifica Nascimento.

A coordenadora também está preocupada com município de Pauiní  (a 926.31 km de distância, em linha reta, de Manaus). “Não entendo o problema de Pauiní. Eles não registraram nada no sistema. É como se não tivessem vacinado ninguém, mas não acredito que seja essa realidade”, comenta Nascimento.

Capital

Manaus teve números melhores, mas também abaixo da meta. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a Prefeitura de Manaus aplicou 149.280 doses de vacina, ou seja, atingiu o percentual de 92,81%, ainda inferior ao alvo, 95%, mas superior a outras cidades brasileiras que apresentaram média de 74,8%.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o dia 12 de dezembro disponibilizará a vacina contra a poliomelite em todas as unidades básicas de saúde da capital amazonense que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h.

Publicidade
Publicidade