Sábado, 14 de Dezembro de 2019
Manaus

Prourbis entrega 88 apartamentos na zona Leste de Manaus

Primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) contempla famílias de baixa renda



1.jpg Crianças brincam no parquinho montado em área de convivência do conjunto, que abrigará, quando concluído, 260 famílias que viviam em vulnerabilidade social
26/10/2013 às 08:33

As 88 unidades habitacionais da primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), construídas no Jorge Teixeira 3ª Etapa, Zona Leste, foram entregues, nessa sexta-feira (25) pela Prefeitura de Manaus.

As unidades habitacionais, divididas em dois conjuntos, são destinadas as famílias que moravam em áreas de risco nas proximidades do igarapé do Mindu, como a vendedora Maria Marilene Almeida. “A minha casa era de madeira, um cômodo só e ficava bem na beira do igarapé, ela já estava balançando, e ameaçando cair”, contou.



De acordo com o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, as famílias foram cadastradas em 2011. “Temos três categorias de pessoas no programa: os que são inquilinos, os que serão realocados e os que serão indenizados”, explicou Claudemir. “Dos cadastrados, pouco mais de 50 serão indenizados com um valor mínimo de R$ 35 mil reais, outros 204 receberão as casas do programa”, completou. Até o segundo semestre de 2014 o Prourbis deverá concluir as obras e entregar as 204 unidades restantes.

Para o prefeito de Manaus, Artur Neto, essa será a maior intervenção urbanística que a cidade terá conhecido. “Neste programa vamos incluir a drenagem, estação de tratamento de esgoto, rua por rua, e concluíremos até o quadrimestre do próximo ano”, anunciou.

O diferencial está na construção das 28 unidades da área habitacional AH2. Denominadas de unidades mistas, com apartamentos habitacionais e comerciais, essas edificações estão sendo preparadas para atender às famílias que possuem pequenos comércios.

As duas unidades habitacionais do Prourbis foram batizadas com nomes de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Manaus, Helso do Carmo Ribeiro e Deputado Estadual Francisco Queiroz, ambos lutaram contra a ditadura.

Em complemento às obras de habitação, a prefeitura também está construindo três praças dentro do bairro, como opções urbanas de lazer para os mais de oito mil moradores.

Mais obras previstas para o bairro

A Secretaria Municiapal de Infraestrutura (Seminf), deverá continuar as obras de revitalização das redes de infraestrutura e das vias do bairro, com a pavimentação de 45 ruas e recuperação das redes de drenagem e esgoto, além da construção de uma Unidade de Tratamento de Esgoto(ETE), que futuramente vai atender a todo o bairro Jorge Teixeira. O programa também vai instalar equipamentos sociais dentro do bairro. Como os serviços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e creches


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.