Publicidade
Manaus
Manaus

Prourbis entrega 88 apartamentos na zona Leste de Manaus

Primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) contempla famílias de baixa renda 26/10/2013 às 08:33
Show 1
Crianças brincam no parquinho montado em área de convivência do conjunto, que abrigará, quando concluído, 260 famílias que viviam em vulnerabilidade social
jaíze alencar ---

As 88 unidades habitacionais da primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), construídas no Jorge Teixeira 3ª Etapa, Zona Leste, foram entregues, nessa sexta-feira (25) pela Prefeitura de Manaus.

As unidades habitacionais, divididas em dois conjuntos, são destinadas as famílias que moravam em áreas de risco nas proximidades do igarapé do Mindu, como a vendedora Maria Marilene Almeida. “A minha casa era de madeira, um cômodo só e ficava bem na beira do igarapé, ela já estava balançando, e ameaçando cair”, contou.

De acordo com o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, as famílias foram cadastradas em 2011. “Temos três categorias de pessoas no programa: os que são inquilinos, os que serão realocados e os que serão indenizados”, explicou Claudemir. “Dos cadastrados, pouco mais de 50 serão indenizados com um valor mínimo de R$ 35 mil reais, outros 204 receberão as casas do programa”, completou. Até o segundo semestre de 2014 o Prourbis deverá concluir as obras e entregar as 204 unidades restantes.

Para o prefeito de Manaus, Artur Neto, essa será a maior intervenção urbanística que a cidade terá conhecido. “Neste programa vamos incluir a drenagem, estação de tratamento de esgoto, rua por rua, e concluíremos até o quadrimestre do próximo ano”, anunciou.

O diferencial está na construção das 28 unidades da área habitacional AH2. Denominadas de unidades mistas, com apartamentos habitacionais e comerciais, essas edificações estão sendo preparadas para atender às famílias que possuem pequenos comércios.

As duas unidades habitacionais do Prourbis foram batizadas com nomes de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Manaus, Helso do Carmo Ribeiro e Deputado Estadual Francisco Queiroz, ambos lutaram contra a ditadura.

Em complemento às obras de habitação, a prefeitura também está construindo três praças dentro do bairro, como opções urbanas de lazer para os mais de oito mil moradores.

Mais obras previstas para o bairro

A Secretaria Municiapal de Infraestrutura (Seminf), deverá continuar as obras de revitalização das redes de infraestrutura e das vias do bairro, com a pavimentação de 45 ruas e recuperação das redes de drenagem e esgoto, além da construção de uma Unidade de Tratamento de Esgoto(ETE), que futuramente vai atender a todo o bairro Jorge Teixeira. O programa também vai instalar equipamentos sociais dentro do bairro. Como os serviços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e creches

Publicidade
Publicidade