Publicidade
Manaus
Manaus

Provão Eletrônico é chance para 300 alunos reprovados no 9º ano e que querem concluir a série

Não existe um limite de tentativas para fazer o provão se for reprovado, mas a prova só poderá ser feita até o dia 12 de janeiro de 2015. Se passar desse prazo o aluno terá que repetir o ano. 06/01/2015 às 20:17
Show 1
O Provão Eletrônico é uma avaliação feita via internet
Cynthia Blink Manaus (AM)

Os 300 alunos repetentes que cursam o ensino fundamental têm uma nova chance de aprovação por meio do provão eletrônico. Português e matemática são as disciplinas que lideram no número de reprovações, segundo Mauro Brito, gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A estudante Evelin Soares, 17, cursou o 9º ano na Escola Municipal Professor Joaquim Gonzaga Pinheiro, no bairro Vila da Prata, rua Voluntários da Pátria, Zona Leste, e reprovou em Língua Portuguesa, mas já está apta a receber o certificado do ensino fundamental já que foi aprovada no provão eletrônico.

Desinteresse

“Acredito que meu mau comportamento me fez reprovar, respondi a professora algumas vezes. Não estudei para o teste eletrônico, mas consegui passar. Fiquei nervosa no começo da prova, mas está tudo bem”, celebra Evelin Soares.

Os estudantes tem a oportunidade de saber o resultado do exame logo após o realizarem.Língua portuguesa também foi um problema para Fabrício da Mota, aluno do 9º ano da Escola Municipal Rodolpho Valle, no bairro da Redenção, zona Centro-Oeste. Antes de entrar na sala para realizar a prova, o estudante disse que se arrependeu por ter dedicado pouco tempo ao estudo da disciplina. 

“Tive muita dificuldade de aprender português. Não culpo a professora como meus colegas fazem. Eu sei que eu poderia ter passado se tivesse estudado. Essa é mais uma oportunidade que estou tendo. Meus pais ficaram muito tristes comigo. Eu também fiquei triste. Agora em 2015, não quero passar por isso de novo”.

O problema se repete

O desinteresse dos alunos é apontado por Mauro Brito como a principal causa das reprovações. “Em todos esses anos como pedagogo, vejo o desinteresse logo no início do ano por parte dos estudantes. Parece que eles acreditam que não precisam se dedicar e que podem se recuperar mais tardo. O problema é que quando chega no fim do ano a disciplina fica ainda mais difícil e apesar do interesse existir, os alunos não conseguem recuperar o tempo e conteúdo perdido. A cena se repete todo ano”. Brito também destaca que o acompanhamento da família é fundamental para o sucesso do aluno.

Provão eletrônico

O Provão Eletrônico é uma avaliação feita via internet. As questões estão contidas em um banco de dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que foi disponibilizado à Semed. Para cada disciplina, o estudante responde 20 perguntas de múltipla escolha e, para ser aprovado, precisa acertar pelo menos 50% da avaliação.Alunos do 9º ano que reprovaram em até duas disciplinas podem se submeter as provas.

Até dia 12/01/14

Não existe um limite de tentativas para fazer o provão se for reprovado, mas a prova só poderá ser feita até o dia 12 de janeiro de 2015. Se passar desse prazo o aluno terá que repetir o ano.

Publicidade
Publicidade