Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
política

PSC faz convenção e apresenta candidatos ao cargo de vereador

A sigla não conta como nome para concorrer a prefeito da capital



psc_FAFA4DF8-5D88-407E-8BED-EE379779EE37.jpg Foto: Divulgação
11/09/2020 às 22:53

Sem candidato à Prefeitura de Manaus, o PSC, partido do governador Wilson Lima, oficializou nesta sexta-feira (11) apresentou os nomes a vereadores da sigla. A convenção do partido ocorreu em um hotel localizado na zona sul da cidade, onde foram anunciados os nomes dos 62 concorrentes.

A decisão pela não indicação de candidato a prefeito, segundo o presidente estadual do partido, Miltinho Castro, foi conjunta, pois, apesar das muitas propostas de coligação, a sigla preferiu ficar neutra, ao menos neste primeiro momento, mas não descartou a possibilidade de unir forças no caso de um segundo turno.



“Vamos ter uma eleição mais direcionada [no segundo turno], agora é uma situação na qual teremos vários candidatos e nós não sabemos quem passará para o segundo turno, mas, no segundo turno, com certeza irá haver conversa entre o PSC e os candidatos”, afirmou.

Sem o apoio direto a nenhum candidato na capital, o presidente de honra do partido, Wilson Lima, esclareceu que os candidatos ao Legislativo municipal poderão declarar apoio aos concorrentes a cargo majoritário da  preferência deles, desde que prezem pelas convicções do partido.

Os secretários estaduais, segundo ele, podem escolher quem apoiar na campanha majoritária, mas de forma indireta sem a utilização da máquina pública para ajudar quaisquer candidaturas. Para isso, o governador lembrou do decreto assinado por ele estabelecendo as regras de conduta durante o processo eleitoral.

Covid

Wilson Lima destacou que a pandemia também foi uma das causas da não coligação para prefeito devido às ações do governo no combate à covid-19.  A saúde básica foi citada como elemento fundamental, na visão dele, para o próximo prefeito, pois apesar de possuir um número menor de diagnósticos da doença a capital registrou recorde no número de óbitos e completou anunciando que “o governo do Estado está de braços abertos a ajudar nessas pautas que são prioritárias para o povo de Manaus”.

Estiveram presentes no evento representantes da sigla dos municípios de Codajás, Parintins, Eirunepé e Presidente Figueiredo. Devem concorrer pela sigla no interior do Estado 35 candidatos ao cargo de prefeitos, 13 a vice-prefeito e 1.055 candidatos a vereador em todo o Amazonas. O partido projeta que sejam eleitos 20 prefeitos e um número de 120 vereadores.

Força feminina

Recebida sobre fortes aplausos, a presidente municipal do PSC, Carol Braz, destacou a diversidade dos perfis escolhidos para concorrerem às eleições municipais. A ex-secretaria de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), chegou a ser anunciada como "cabeça de chapa", mas retirou-se do pleito após a “decisão do partido em focar nas candidaturas proporcionais”, esclareceu.

“Tudo tem o seu momento certo! Acredito que a pré-campanha já foi algo que trouxe um fortalecimento e o encorajamento de muitas mulheres que antes não tinham essa coragem de se candidatar para a campanha”, declarou.

A bandeira da igualdade entre homens e mulheres na política foi o principal foco da pré-candidatura. Dos seis cargos pretendidos a Câmara Municipal de Manaus, o partido almeja eleger até três mulheres.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.