Segunda-feira, 01 de Junho de 2020
MEDIDA

PT-AM pode realizar prévias caso pré-candidatos do partido não cheguem a acordo

Até agora, são pré-candidatos pelo PT no Amazonas, o vereador Sassá da Construção Civil, o deputado estadual e presidente do comitê estadual do partido Sinésio Campos e o deputado federal José Ricardo



ptt_840AD349-43D1-40FE-81CD-F89F2C95CE1F.JPG Foto: Reprodução
29/02/2020 às 20:22

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores realizou na manhã deste sábado (29), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, no bairro Praça 14, na Zona Centro-Sul de Manaus, a primeira reunião para aprovar o calendário eleitoral para estas eleições municipais. As datas do calendário foram aprovadas por unanimidade pelos delegados.

Ficou decidido que se houver mais de um candidato, por enquanto há três pré-candidatos pelo partido, haverá a realização de prévias, no dia 4 de abril.  Até agora, são pré-candidatos pelo PT no Amazonas, o vereador Sassá da Construção Civil, o deputado estadual e presidente do comitê estadual do partido Sinésio Campos e o deputado federal José Ricardo.



Até o dia 20 de março é o prazo para os candidatos negociarem um acordo para evitar a votação interna. Ao A Crítica, o pré-candidato, José Ricardo disse que já vem conversando com grupos internos do partido (delegados) para criar uma unidade pelo seu nome. Segundo o deputado, a maioria dos delegados já o apoia por causa dos últimos resultados eleitorais conquistados.

“Conversei com o grupo do João Pedro, que temos um diálogo aí. João Pedro já foi presidente estadual do partido, que também presidiu o PT. Também tem um grupo que era que o Praciano participava, então já é um grupo que a gente conversou. Tem um grupo lá de Petrópolis, um grupo importante, que é o núcleo mais antigo do PT de Manaus. Também o coletivo do Zeca que vamos ter uma reunião nesses dias, mais ampliada. Temos aí o grupo Barroncas que é o fundador do partido e onde tem várias lideranças históricas do partido também, principalmente nos movimentos de mulheres. Então, há vários grupos internos que votam também e que normalmente apoiam as candidaturas. Ainda estamos conversando, no caso do grupo do Santana, a gente já conversou com várias lideranças e todos confirmando que o meu nome é um que tem a apreciação deles, caso as prévias ocorram”, contou.

Sobre rumores de que havia desistido da pré-candidatura à Prefeitura de Manaus, o vereador Sassá da Construção Civil explicou que se dependesse dele, viria como candidato à reeleição ao cargo de vereador, mas, segundo ele, a executiva nacional insiste que concorra como prefeito, por causa do trabalho de militância juntos aos trabalhadores.

“Por mim, hoje, a reeleição era mais tranquila, mas tem um grupo (executiva) nacional que vê meu nome muito forte aqui em Manaus, porque defendo a classe trabalhadora, falo sobre geração de emprego, procuro sempre ajudar na área social, então o pessoal da nacional me quer como candidato”, disse.

O vereador explica que internamente o deputado José Ricardo é o que possui mais votos entre os delegados que devem escolher o candidato petista. Sassá pode se alinhar a um dos pré-candidatos, caso ele perceba que seu nome não seja viável como pré-candidato.

“Hoje, nós somos 16, 17 delegados com o presidente municipal, então esses 17 delegados que decidem qual será o candidato do Partido dos Trabalhadores. Tenho quatro votos ao meu favor, o Sinésio tem seis, o Zé Ricardo tem sete e o Waldemir Santana conta com outros seis. Para onde eu for, o meu apoio será a diferença”, complementou.

Presidente estadual da sigla, o deputado estadual Sinésio destacou, em tom humorado, ao ser questionado sobre a construção de um acordo para evitar as prévias junto ao seu principal oponente, o pré-candidato José Ricardo, que “aceita todo apoio para ser o único do PT”.

“Se outros candidatos declinarem, eu agradeço. Se eles não aceitarem, o meu nome está sendo colocando porque o partido decidiu que terá candidatura própria. Com essa decisão da candidatura própria, se os outros declinarem, o meu nome será mantido como candidato a prefeito”, frisou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.