Publicidade
Manaus
COMPOSIÇÃO

PT nacional obriga partido no Amazonas a coligar com PC do B e lançar Vanessa

Petição assinada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirma que uma coligação sem o PC do B viola determinação nacional da legenda 15/08/2018 às 11:23
Show gleisi vanessa 5fe4b304 008d 4df9 a067 6ec50040ad37
acritica.com Manaus

Uma petição do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), obriga que o diretório estadual do partido faça coligação com o PC do B no Amazonas e defina a senadora Vanessa Grazziotin como um dos nomes da coligação, como candidata à reeleição.

A presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffman, alega que o partido, em âmbito regional, descumpriu o estatuto ao fechar uma coligação sem o PC do B.  O PT no Amazonas está coligado com o PSB, que lançou David Almeida ao governo na cabeça da chapa Renova Amazonas, que inclui ainda Podemos, PMN, PMB e PROS.

Na coligação, o PT está representado pelo candidato a vice de David, Jorge Guimarães, e pretendia lançar o ex-deputado federal Francisco Praciano ao Senado. A outra vaga ao Senado na chapa é do vereador Chico Preto, do PMN. Desta maneira, não haveria vaga para a candidatura de Vanessa à reeleição na chapa.

Por conta do imbróglio, Praciano acabou retirando sua candidatura e chegou a afirmar que não mais disputaria cargos eletivos. Mas a vaga na chapa não garantiu que a coligação aceitasse Vanessa, uma vez que o PSB não parece disposto a coligar com o PC do B. Desta maneira, o PT nacional ameaça anular os atos de seu diretório regional  para garantir que os dois partidos de esquerda caminhem juntos no Amazonas.

"Nos termos do quanto decidido, por decorrência legal, a Coligação majoritária da qual participará o PT/AM deverá conter o PCdoB, sob pena de sua inviabilidade", sustenta o PT, na petição, que também determina a participação de Vanessa na chapa. "Com isso, deverá a Comissão Executiva Estadual do PT/AM, em conjunto com os Partidos coligados, escolher os suplentes da candidatura de Vanessa Grazziotin ao Senado, bem como a segunda candidatura ao Senado e seus suplentes".

Publicidade
Publicidade