Publicidade
Manaus
ARTICULAÇÕES

PT nacional quer Praciano como candidato ao governo em chapa com o PC do B

Ex-deputado-federal substituiria Lúcia Antony, do PC do B, na coligação dos partidos de esquerda no Amazonas; PT estadual queria vaga na chapa de David Almeida 28/08/2018 às 12:42
Show praciano 845b365b 6a51 402a 85e4 d22dbe2d3284
Antônio Paulo Brasília (DF)

No que depender da direção nacional do Partido dos Trabalhadores, o PT e o PCdoB do Amazonas vão formar coligação nas eleições 2018  com o ex-deputado federal Francisco Praciano na cabeça de chapa, com Vanessa Grazziotin sendo lançada para o Senado.

A informação vem da assessoria de imprensa da direção nacional do Partido dos Trabalhadores. Praciano ainda não se manifestou sobre a aliança e o diretório estadual do PT ainda não comenta a possibilidade.

Desde o início do processo eleitoral, a direção nacional e a estadual do PT não falam a mesma língua. Contrariando a orientação da presidência do partido, o PT no Amazonas ignorou o PC do B e coligou com o PSB em torno da candidatura de David Almeida ao governo do Estado, sem que houvesse espaço para a candidatura de Vanessa ao Senado na mesma chapa.

O diretório nacional do PT, então, acionou o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para fazer valer a ordem nacional da sigla, que exigia um palanque com os dois partidos de esquerda juntos. E obteve sucesso. A decisão judicial determinou a exclusão do PT da Coligação 'Renova Amazonas', encabeçada pelo deputado estadual David Almeida (PSB). O magistrado entendeu como legal a deliberação da Comissão Nacional do PT de que o partido no Amazonas deveria, necessariamente, coligar-se com o PCdoB.

Cotado para vice-governador na chapa PT-PCdoB, ex-deputado estadual Eron Bezerra confirma reunião realizada ontem entre lideranças dos dois partidos para discutir os rumos da aliança .

“Desde quando saiu a decisão da Justiça Eleitoral, o PCdoB sabe que a cabeça de chapa ao governo do estado pertence ao PT. No dia 15 de agosto, registramos o nome da Lúcia Antony somente para garantir a vaga do candidato a governador. Se não tivéssemos feito isso, a coligação não poderia mais apresentar qualquer indicação. Mas, repito: o candidato ao governo pertence ao PT porque o PCdoB já tem a candidatura ao Senado que é da Vanessa Grazziotin”, declarou Eron Bezerra. Segundo ele, o PT ainda não apresentou nenhum nome. Mas, a direção nacional afirma que é Francisco Praciano.

Quanto ao nome do ex-deputado estadual para ser vice-governador na chapa PT-PCdoB, ele diz que é mera especulação. “Quando o nome do PT, ao governo do estado, for conhecido, os membros da chapa vão sentar e ver qual o melhor nome para ser o vice, pois, é preciso que essa composição tenha viabilidade eleitoral”, disse Eron. 

Publicidade
Publicidade