Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
Polícia, assaltos, Quadrilha, Caixas Eletrônicos, DERFD

Quadrilha especializada em assaltar caixas eletrônicos é presa em Manaus

Captura do bando ocorreu horas após a realização de uma ataque aos caixas eletrônicos localizados nas dependências da Seduc, onde os seguranças foram rendidos



1.jpg Quadrilha alugou um imóvel na Zona Norte de Manaus, onde arquitetava os assaltos
06/02/2012 às 13:31

Integrantes de uma quadrilha especializada em assaltos a caixas eletrônicos foram presos por uma equipe da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), no último sábado (4), no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, além de terem veículos, armas, munições e equipamentos utilizados nos ataques, apreendidos pela polícia.

Entre os presos estão Rogério Carlos Matos, 36; Kleber Cristiano Lima Soares, 34; Alexsandro Ferreira de Souza, 23; Ronyvan de Freitas Campos, 24; Allyson Nascimento Pereira da Silva, 21; e Bruno James de Almeida Sampaio, 23.



Com exceção de Kleber Cristiano, que é paraense, os demais integrantes do bando são naturais de Mato Grosso.

Em poder do grupo a polícia encontrou uma picape modelo Montana, de cor prata e placas JXL3363; um Voyage vermelho, de placas OAL 2560, e um Peugeot preto, de placas JXQ1389; uma pistola calibre 380; 24 munições de calibre 38; 27 munições de calibre 380; quatro revólveres calibre 38, quatro cassetes – recipiente onde ficam guardadas as cédulas, nos caixas eletrônicos -, com o dinheiro roubado, maçarico, pé de cabra, macaco de pressão e chave de fenda.

A prisão da quadrilha ocorreu horas após o ataque a um posto bancário do Banco do Brasil, localizado nas dependências da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no bairro Japiim, Zona Centro-Sul de Manaus, por volta das 16h, do último sábado. Durante a investida o grupo, rendeu os cinco seguranças do órgão, além de levar os quatro cassetes com todo o dinheiro dos caixas violados. 

Conforme o titular da Derfd, delegado Orlando Amaral, a quadrilha estava sendo investigada há 15 dias, em virtude de algumas ocorrências de assaltos a caixas eletrônicos. Um das características do bando, segundo ele, era a de render os vigilantes e levar os cassetes dos caixas eletrônicos intactos.

No decorrer das investigações, segundo Amaral, dois carros usados pelo bando, o Voyage vermelho e a Montana prata, foram identificados, o que facilitou o monitoramento dos mesmos. Uma casa alugada no bairro Nova Cidade, também foi identificada como base da quadrilha. O Imóvel foi alugado apenas para a reunião do grupo, onde esquematizavam os roubos.

Monitoramento
No último sábado, a equipe de policiais que estava acompanhando a movimentação da quadrilha percebeu que eles circulavam pela cidade, sempre em locais que tinham postos bancários.

Como estavam convictos que a quadrilha iria agir, os policiais aguardaram o momento certo para realizar a prisão. Entretanto, apesar de terem perdido em um determinado momento, o contato visual do bando, os policiais se deslocaram à casa, onde os assaltantes se reuniam, onde ocorreu a prisão em flagrante.

Ainda de acordo com o delegado Orlando Amaral, um representante do Banco do Brasil compareceu a delegacia nesse domingo (5), e lacrou os quatro cassetes recuperados. O valor não foi informado, pois, no momento da prisão os caixas que continham o dinheiro, ainda não tinham sido violados pelos assaltantes.

Funções
Em depoimento, os integrantes declararam que estavam em Manaus, desde o dia 24 de janeiro. Rogério é o único integrante da quadrilha que mora em Manaus, responsável pela logística e indicação dos alvos. Kleber é apontado como chefe do bando, e em depoimento, contou que já foi preso por roubo em Goiás, Maranhão, Mato Grosso e agora no Amazonas. Allyson e Alexsandro são os cortadores - responsáveis pelo corte da estrutura metálica dos caixas eletrônicos.  

Os seis integrantes da grupo foram autuados em flagrantes por roubo, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo, e encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.