Sábado, 20 de Julho de 2019
Manaus

Qualidade da água é incerta nos 'points' da Zona Leste de Manaus

Balneários que fazem sucesso na Zona Leste não são testados pela Semmas 



1.jpg Teste de balneabilidade no Remanso do Boto não é realizado pela secretaria
18/05/2013 às 16:58

O lago do Aleixo e os braços do rio Amazonas, na região do Puraquequara, Zona Leste, que viraram “points” de banhistas desde que a praia da Ponta Negra entrou num círculo de abre-e-fecha por conta de diversos problemas, não têm a qualidade da água avaliada pelos órgãos ambientais. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) que realiza periodicamente o teste de balneabilidade em 15 pontos da cidade.

Sem qualquer tipo de monitoramento das águas, não há garantia de que a área é a opção mais adequada para se refrescar nos dias de calor, ao contrário dos balneários como as praias do Tupé, Lua e Dourada que são considerados próprios para banhos conforme o monitoramento.

A constatação foi dada por meio do último teste de balneabilidade feito pela Semmas. O resultado foi apresentado em dezembro. Até então, os banhistas que queriam desfrutar desse tipo de lazer podiam ficar tranquilos em relação à qualidade das águas. De acordo com a Divisão de Monitoramento da Semmas, um novo teste de balneabilidade começou a ser feito na segunda-feira passada nos 15 pontos de grande movimentação - e que passaram pelo último teste - continuam todos próprios para banho. O teste não incluiu a região do lago da Colônia Antônio Aleixo.

A divisão disse que o teste é realizado apenas em balneários públicos com grande movimentação. A Semmas informou que ainda vai fazer um levantamento na região da Colônia Antônio Aleixo para que haja garantia se a qualidade da água é apropriada para banho.

O parâmetro indicador básico para a classificação das águas em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais presente na amostra coletada. O local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 1 mil coliformes fecais (termotolerantes).

Saiba mais

Locais testados
A Semmas diz que os 15 locais de banho público que estão passando pelo teste de balneabilidade são: orlas do São Raimundo e Educandos, base fluvial da prefeitura (ao final da avenida Sete de Setembro), Ponta Negra (com três pontos de coleta), praia Dourada, praia da Lua, praia do Tupé, praia do Arrombado, Tarumã-Açu e Marina do Davi.

Conclusão
O teste de balneabilidade iniciado pela Secretaria na segunda-feira passada deve ser concluído pelos técnicos até o dia 10 de junho.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.