Publicidade
Manaus
VIDAL DESATIVADA

'Quero local onde o Estado tenha força, poder e controle', diz secretário após transferência

Transferência de 162 detentos da cadeia pública foi antecipado por conta de “clima tenso”. Inauguração de novo presídio, o CDPM II, está prevista para setembro 12/05/2017 às 11:37 - Atualizado em 12/05/2017 às 12:39
Show aka
Foto: Oswaldo Neto
Oswaldo Neto Manaus (AM)

O secretário de Administração Penitenciária, Cleitman Coelho, disse na manhã desta sexta-feira (12) que "não quer uma cadeia tranquila, e sim um local onde o Estado tenha força, poder e controle". Em coletiva de imprensa, ele falou sobre a desativação da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa durante a madrugada.

Conforme números da Seap, 162 presos foram transferidos para o CDPM II. O novo presídio deve ser inaugurado em setembro e tem capacidade total para 571 presos. Com instalações prontas, o primeiro pavilhão onde os transferidos serão abrigados possui 240 vagas.

Segundo a Seap, o procedimento de transferência foi antecipado, embora o prazo final fosse até o dia 15 deste mês. De acordo com o secretário, entre os motivos, a medida foi tomada por conta de um clima tenso na cadeia durante os últimos dias.

"O planejamento estava para acontecer, mas sabíamos que existia um clima tenso. Nós tínhamos colocado reforços dentro da cadeia e isso frustrou uma fuga, porém, isso não foi determinante para transferência", disse ele.

Questionado se a cadeia possui segurança para abrigar presos ameaçados de morte, Coelho disse que o estado irá garantir a segurança de todos. "Eles foram separados obedecendo critérios técnicos. Foi feito um trabalho por uma equipe multidisciplinar a pedido do Tribunal de Justiça do Amazonas para que o preso tenha vivência onde ele esteja enclausurado".

Inicialmente, Coelho também descartou a mudança de novos presos de outros presídios para o CDPM II. "É preciso primeiro concluir a obra em setembro. Não podemos misturar presos de perfis diferentes para que haja problema de convivência no CDPM II".                       

Publicidade
Publicidade