Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
EM FLAGRANTE

Quinteto é preso por retirada ilegal de madeira em terreno na AM-070

Motosserras, gasolina e caminhão com carga de madeira foram apreendidos nesta terça-feira (27). Caso será investigado



WhatsApp_Image_2019-08-27_at_18.03.18_05BB621F-8042-4F4E-B208-E5C9618AC264.jpeg Foto: Junio Matos/Freelancer
27/08/2019 às 19:17

Atendendo a denúncia anônima, investigadores da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) prenderam, na tarde desta terça-feira (27), cinco homens que executavam retirada ilegal de madeira num terreno particular localizado no quilômetro 4 da rodovia Manoel Urbano, conhecida como AM-070, no município de Iranduba.

No local, foram apreendidos uma caçamba sem placa, carregada com 6,72 m³ de lenha, dois terçados, uma enxada, três motosserras e recipientes com gasolina.

Segundo a delegada adjunta da Dema, Osmara Barroso, o caso está em fase de apuração, logo, ainda não é possível determinar o destino da madeira, os mandantes da ação e a situação legal do terreno - se está em área de reserva ambiental, por exemplo. 

Os detidos, com idade entre 24 e 65 anos, não apresentaram autorização para realizar o desmatamento, que teria começado pouco antes da chegada dos policiais. A delegada explicou que a aplicação das penas depende da análise da conduta de cada acusado durante a ação criminosa.

"Eles podem responder por destruir e danificar área de floresta de preservação permanente, uso de motosserra sem licença e transporte ilegal de madeira. Com o avanço das investigações, podemos ter outras delineações nesse sentido", explicou Osmara. "Vamos individualizar cada caso para fazer o Termo Circusntanciado de Ocorrência."

"Em Iranduba, é muito comum a retirada de lenha para abastecer a  produção das olarias do município", observou Laura Bernardes, perita da Dema.

Denúncias relativas a crimes ambientais podem ser encaminhadas à Dema, localizada na rua na travessa Hermes Fontes, nº 60, segunda etapa do bairro Compensa, Zona Oeste da cidade. Devido à mudança da sede, o órgão ainda não dispõe de telefone para esse tipo de denúncia.

Repórter freelancer de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.