Domingo, 26 de Janeiro de 2020
FORMAÇÃO

Quinze detentos do Ipat concluem curso e se formam em eletricidade predial

Os internos irão exercer a profissão dentro da unidade prisional como forma de redução de pena. Para cada três dias trabalhados, o preso tem direito à diminuição de um dia na pena.



DIVULGA__O_SEAP_2CAF572E-4C59-4E9B-A2C3-8E597A5A3462.jpg Foto: Divulgação/Seap
22/12/2019 às 16:56

Quinze detentos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) concluíram o curso profissionalizante de Eletricidade Predial e receberam o certificado em cerimônia realizada na última sexta-feira (20). Com carga horária de 160 horas, a formação é parte do projeto de ressocialização que capacita os internos que trabalharem após o cumprimento de pena. Os apenados irão exercer a profissão dentro do Ipat.

Segundo o diretor do Ipat, Erivan Miller, “o curso é de grande importância não somente na aprendizagem, mas também como ferramenta de ressocialização, pois os reeducandos percebem que existe a real oportunidade de mudança de vida, com a possibilidade de entrar para o mercado de trabalho, em uma área que carece de mão de obra especializada, que é a construção civil”, comentou.



O curso habilita para diversas atividades relacionadas a instalações residenciais e comerciais, como fiação, cabeamento, instalação de quadros elétricos ou caixa de energia e iluminação, entre outras. A atividade é incentivada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pela empresa cogestora da unidade, Umanizzare Gestão Prisional, por meio do projeto do Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP).

Remição

Os internos que passarem pelos cursos poderão exercer o ofício nos presídios por meio do projeto de remição da pena pelo trabalho não remunerado, conforme a Lei de Execução Penal (LEP) prevê, utilizando da mão de obra dos reeducandos para a reforma e manutenção da unidade. Com a atividade laborativa, o preso resgata parte da condenação, diminuindo seu tempo de duração. Para cada três dias trabalhados, o preso tem direito à diminuição de um dia na pena.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.